Pais, alunos e comunitários caminham pela Rua 28 e Avenida Piorini com intuito de demonstrar o verdadeiro significado do patriotismo
Na última terça-feira, (4), a Divisão Regional Educacional III realizou o desfile cívico com a presença de 500 alunos e sete escolas. O percurso foi da Rua 28 à Avenida Piorini, nos bairros Terra Nova e Monte Pascoal, zona norte da cidade. O calor estava intenso, a caminhada exaustiva, o trânsito parado em parte do trajeto, mas o desejo de transmitir o verdadeiro significado do patriotismo a todos que passavam naquela área ou viam de suas residências, era maior.
E, para abrilhantar a festa e tornar o momento mais empolgante, as fanfarras da Escola Municipal Nina Costa Lins e da Escola Municipal Carmem Guimarães Hagge se fizeram presentes.
O desfile teve como foco principal o tema da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que é “ A Escola na Construção da Cidadania”, além disso, cada escola mostrou por meio de cartazes, temas envolvendo o dia a dia comum das pessoas.
A assessora pedagógica da DRE III, Amanda Mello, destacou que o desfile foi muito bem elaborado e que teve o anseio de promover diversos sentimentos nos alunos da rede municipal de ensino.
“A importância do desfile cívico é mostrar às crianças da rede municipal a questão da disciplina, do trabalho em equipe, o conhecimento, valorização da sua pátria e estado em que nasceram”, ressaltou a assessora.
“ Uma criança quando conhece e valoriza a sua pátria tem grande chance de se tornar uma pessoa mais correta e consciente acerca dos seus direitos e deveres” , acrescentou Amanda.
O aluno do 6° ano da Escola Municipal Nina Lins, afirmou que o desfile deste ano foi mais marcante do que o do ano passado.
“ Este ano tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o país que nasci.Isso é gratificante. Outra coisa que achei bem legal foi a possibilidade de interagir mais com os alunos de outras escolas”, afirmou o aluno.
Segundo a gestora da escola Carmem Hagge, Maria Dulcinéia, este momento é importante tanto para alunos quanto para os comunitários.
“ Este evento tem objetivo formar pequenos cidadãos patriotas e também de mostrar à sociedade como um todo variados temas exemplificando suas próprias dificuldades”, frisou a gestora.
Escola Municipal Antônio Moraes – Falta de segurança
Escola Municipal Aracylia de Almeida – Trânsito
Escola Municipal Carmem G. Hagge – Meio Ambiente (lixo)
Escola Municipal Nina Lins – Saúde
Escola Municipal José Augusto R. da Cunha – Cartazes relacionados ao Meio Ambiente
Escola Municipal Maria Aimé – Reciclagem
Escola Municipal Silvia Helena Bonete – Violência