18/10/18 | 17:31
Manipuladoras de alimento da DDZ Oeste participam de evento em alusão ao Outubro Rosa

Manipuladoras de alimento das 86 unidades de Ensino da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ Oeste), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniram-se no auditório do Distrito, localizado no bairro Alvorada, para tirar dúvidas e obter esclarecimentos acerca do câncer de mama e colo de útero, nesta quarta-feira, 17/10.

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa, realizada em toda rede municipal de ensino, desde 2011. O principal objetivo é alertar as mulheres para a necessidade de exames preventivos, divulgar informações sobre a doença e lembrar a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento das neoplasias.  Os informativos e relatos destacaram a importância dos exames preventivos contra o Câncer de Mama e de Colo Uterino como uma das mais importantes ações pela saúde feminina.

As ações destacaram o autoexame, a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o envolvimento da família em sensibilizar as mulheres. O evento contou, ainda, com a palestra sobre ‘Alimentação Saudável – alimentos antioxidantes e anticancerígenos’, com a graduanda em Nutrição, Dayse Raquel, que já teve câncer de mama e se curou.

Segundo a Gerente Administrativa da DDZ Oeste, Kátia Regina Cunha, pela necessidade de informação, esse ano o convite foi feito às manipuladoras de alimento, a fim de que tenham um momento de esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

“Fizemos essa reunião com elas porque sabemos que o trabalho que realizam é continuo, e várias das vezes acabam somente cuidando da casa e trabalho. Esse foi um momento para parar essa rotina e se cuidar, para manter a saúde em dia e também saber um pouco mais sobre o câncer mama e colo de úetro”, explicou.

Além da palestra o evento contou também com a participação da professora Josiane Valle, que fez atividades de ginástica laboral, a distribuição de panfletos informativos e dos Laços Rosa, bem como entrega de brindes aos participantes.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Divulgação/ DDZ Oeste

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054