28/06/16 | 16:36
Manipuladoras de alimentação das escolas municipais passam por treinamento

28-06-16-Manipuladoras de alimentação- Fotos Rodemarques abreu (2)Aproximadamente 950 manipuladoras de alimentos que atuam nas escolas da rede municipal de ensino iniciaram, nesta terça-feira, 28, o Treinamento de Manipuladoras de Alimentação Escolar. O curso acontece até esta sexta-feira, 1º, e terá a participação de profissionais terceirizados e servidores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

O material didático utilizado será o Manual de Boas Práticas do Manipulador da Alimentação Escolar, elaborado pela equipe de nutricionistas da Gerência de Controle de Qualidade da secretaria. A meta é orientar gestores, supervisores e executores (manipuladores de alimentos), sobre as condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e a melhoria do rendimento escolar. 

O gerente de Controle de Qualidade da Semed, Eugênio Coutinho Neto, disse que o curso busca aperfeiçoar o conhecimento das manipuladoras de alimentação escolar, principalmente tendo como novidade o reaproveitamento dos alimentos de forma mais saudável e possa ajudar no cardápio das escolas. 28-06-16-Manipuladoras de alimentação- Fotos Rodemarques abreu (3)

“Esse treinamento visa orientar sobre o reaproveitamento dos alimentos. Fizemos um estudo e percebemos que alguns produtos agrícolas não estavam sendo aproveitados, como a casca da banana, a casca da batata, bem como, armazenar corretamente os legumes, entre outros itens”, explicou. 

Coutinho explicou, ainda, que a ideia é evitar o desperdício com relação a alimentação e ter produtos mais nutritivos. “Como a farinha da banana, o reaproveitamento da batata assada e um número maior de opções dentro do cardápio”, orientou. 

DDZ Sul 

Com 68 escolas municipais, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul foi a primeira que recebeu a equipe de nutricionistas da Semed para o treinamento de qualificação para 110 manipuladoras. Para a supervisora da merenda escolar da DDZ, Danielle Almeida dos Santos, o encontro só vai reforçar as pessoas que trabalham no preparo da merenda escolar. 28-06-16-Manipuladoras de alimentação- Fotos Rodemarques abreu (4)

“Agora, as manipuladoras vão poder adequar melhor suas atividades. Por esse manual, elas vão ter melhores práticas como um todo, desde o recebimento do alimento até sua manipulação. Com esse curso, elas vão poder aproveitar os alimentos e melhorar até o rendimento escolar dos alunos, ou seja, os estudantes bem alimentados vão aprender melhor”, avaliou. 

O nutricionista Helder Ehm Maia, da Gerência de Controle de Qualidade da secretaria, apresentou o manual e disse ser fundamental que todos acompanhem as dicas e recomendações do guia para produzir uma alimentação saudável e nutritiva. 

Formação com manipuladores de Alimentos - DDZ Sul - Fotos Rodemarques abreu (15)“O manual é todo voltado na legislação que rege toda parte de manipulação de alimento. Estamos ministrando esse curso para as pessoas produzirem alimentos de boa qualidade e ter todas as orientações sobre isso, como ter o cuidado com as mãos, os utensílios e equipamentos utilizados tem que fazer toda a higienização para não existir a contaminação e depois causar danos a saúde dos alunos”. 

Há seis anos trabalhando como manipuladora, a servidora Delma da Silva Bindá, da Escola Municipal Nazira Chama Daou, no bairro Educandos, zona Sul, disse que a maioria das informações do manual já é praticada na escola e que aprendeu muito sobre o reaproveitamento dos alimentos. 

“É um trabalho que precisa ter a formação em equipe, a higiene e a manipulação dos alimentos, de como devemos praticar em nosso trabalho. Nós aprendemos aqui sobre a importância da conservação dos alimentos e a manipulação, pois precisamos aproveitar o que pode ser utilizado para outras finalidades”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054