22/08/14 | 17:31
Manhã recreativa marca primeiro dia de atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

Cerca de 150 alunos da rede municipal de educação participaram, na manhã desta sexta-feira, 22, do primeiro dia de atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, no ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Acompanhados por educadores físicos, os estudantes fizeram atividades físicas com bola, bambolê e balões. As brincadeiras parecem ser simples, mas ajudam no desenvolvimento motor e, principalmente, na socialização dos deficientes. Segundo a gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, esse é o momento no qual os alunos mais se divertem.

“Esse é um dos momentos mais prazerosos para eles (alunos). É quando conseguem gastar suas energias e interagir com os colegas e professores. Além disso, eles também estão ansiosos com o evento de apresentação de dança no Manaus Plaza, que será no dia 28. Ontem (quinta-feira) fizemos a abertura com um ato religioso para que Deus abençoe a vida deles”, disse.

Adriana Rabelo, 11, tem paralisia cerebral e algumas limitações físicas. A atividade, para ela, foi um momento de superação. Ela pulou, correu, brincou com bambolê e suou bastante. “Eu gosto muito de correr e corro com minhas colegas todos os dias, mas não fico cansada”, afirmou.

Já Bruna Letícia Leite não titubeou ao apontar qual brincadeira mais gostou. “Gostei do balão. Joguei para cima, chutei e depois estourei”.

 

Mães também se divertem

A brincadeira se estendeu também às mães dos alunos. Muitas entraram na brincadeira e participaram das atividades. Adriana Lima, mãe de Ruan Carlos, que tem microcefalia, comentou sobre a importância de momentos de descontração na vida das pessoas com deficiência.

“Esse evento é maravilhoso. Meu filho é muito ativo. Pede sempre para que eu o leve para jogar bola, para brincar na piscina. Essas atividades são muito boas para o desenvolvimento deles. O Ruan gosta muito. Chega em casa e vai logo contar para os primos como foram as brincadeiras. Ele fica muito feliz e eu como mãe compartilho da alegria dele”.

A diversão foi acompanhada pelos professores de educação física da Ufam, que coordenaram as atividades esportivas. Para Kemel Barbosa foi um prazer poder ajudar no desenvolvimento dos alunos com deficiência.

“A Faculdade de Educação Física da Ufam sempre está envolvida nos problemas sociais. Então, para nós é um prazer enorme, uma satisfação indescritível. Essa recreação, que parece simples para nós, nem sempre é para essas crianças. Isso faz com que elas se tornem mais sociáveis e tenham prazer na vida”, observou.

 

Calendário

 Como parte das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, a Semed realiza, às 16h deste sábado, 23, a 1ª Corrida do Abracinho, que percorrerá as ruas da cidade chamando a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A corrida é voltada para crianças de até 12 anos. No domingo, 24, às 7h, será a vez da 2ª Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência, que terá a participação de atletas profissionais, também com o propósito de propagar o tema. Ambas as provas têm largada e chegada em frente ao Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, na Rua da Penetração, Parque Dez, zona Centro-Sul.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92)3632-2054