10/06/11 | 18:07
Manaustrans e Semed realizam lançamento do Programa de Educação para o Trânsito

A parceria do Manaustrans e Semed no ‘Programa de Educação para o Trânsito’, lançado nessa quinta-feira (09), no Auditório da Prefeitura, tornará possível para as 480 escolas da Rede Municipal a implementação de ações educativas no trânsito de forma permanente. Nasce, assim, um trabalho educativo sistematizado voltado para a valorização e o respeito à vida no trânsito de Manaus.

O projeto será permeado com orientações capazes de nortear a prática pedagógica voltado à temática do trânsito e terá como principal público alunos da educação infantil e do ensino fundamental das escolas municipais.

O Diretor Presidente do Manaustrans, Coronel Walter Cruz, destacou que é fundamental conscientizar e educar as crianças para melhorar o trânsito.

“O programa representa uma interação com as secretarias municipais Manaustrans, Semed e com a própria sociedade visando despertar as pessoas para a problemática grave do trânsito em Manaus. Com as ações educativas alcançaremos todas as escolas municipais  ensinando às crianças quanto ao respeito pelo pedestre e pela vida”, afirmou o Diretor Presidente.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, ressaltou que as escolas municipais utilizarão o trânsito como tema transversal, levando essa temática além das fronteiras do espaço escolar, às comunidades e para toda a sociedade.

“Buscamos de forma incessante uma cidade melhor para viver e com essa proposta orientada pelo Prefeito de Manaus de integrarmos as secretarias por meio de propostas de melhorias justifica a implementação desse programa que visa sensibilizar e humanizar não apenas nas escolas, mas em toda a sociedade para um trânsito melhor”, destacou o Secretário.

A professora do 1º ao 5º ano da EMEF Thomás Meirelles, Soraia Freire, é um modelo a ser seguido nas escolas quanto às ações educativas no trânsito. De acordo com ela, o Projeto “Educação para o Trânsito na escola: É uma questão de direitos humanos” foi desenvolvido com os alunos do 5º ano baseado em cinco pilares: 1) Trânsito é locomoção; 2) É comunicação; 3) É convívio social; 4) As datas cívicas do trânsito e 5) A segurança no Trânsito.

“Com esses debates os alunos participaram de oficinas, seminários, circuito do trânsito, estudo do meio, maquetes e a sinalização para a escola com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa quanto à importância de um trânsito seguro. Não basta conhecer é preciso vivenciar, a criança aprende a respeitar como pedestre e como futuro motorista”, afirmou a professora.

Na ocasião, a professora Soraia Freire recebeu uma homenagem por meio de uma placa e certificado de honra ao mérito pela Prefeitura de Manaus pelos serviços prestados à educação de trânsito da cidade de Manaus. A mesma foi ganhadora dos seguintes prêmios:

– 2002: 1º Lugar no Prêmio “Rumo à escola”, realizado pelo Denatran em parceria com a Unesco, com o projeto: “Trânsito – Respeitando as diferenças”;

– 2007: 1º Lugar no Prêmio Denatran de Educação no Trânsito,com o Projeto “Trânsito na Escola – Uma questão interdisciplinar”;

– 2010: 1º Lugar  na categoria Educador no X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito , com o projeto: Educação para o trânsito na escola: Uma questão de direitos humanos”.

Será formada uma comissão interinstitucional com representantes da Gerência de Educação para o Trânsito do Manaustrans, da Divisão de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e de cada uma das sete Divisões Regionais Educacionais da Semed. A comissão se responsabilizará pela elaboração das atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo. A princípio o projeto iniciará em 21 escolas.