06/11/14 | 13:07
Manaus sedia pela primeira vez Encontro Nacional de Conselhos de Educação

Cerca de 700 conselheiros municipais de educação de todo o Brasil participaram, na noite desta quinta-feira, 5, da abertura do 24º Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), realizado pela primeira vez na cidade de Manaus. Nesta edição, o evento discute o Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do sistema nacional.  O encontro segue até a esta sexta-feira, 7, no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping.

 

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Manaus, Elaine Ramos, informou que as discussões nortearão a elaboração da nova proposta curricular do município. “Nós temos uma lista temática bem abrangente para trabalhar, como as metas do PNE em relação à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e a importância dos conselhos para os municípios no processo democrático. Esse encontro em Manaus vem fomentar a melhoria para que possamos atingir melhores índices de educação no Amazonas”.

O PNE foi aprovado em junho deste ano e a Secretaria Municipal de Manaus (Semed) já está trabalhando na produção do documento, de acordo com o secretário municipal de educação, Humberto Michiles. “Estamos trabalhando na elaboração do plano municipal, que vai nos dar o rumo, estabelecer uma rota para que possamos ter um documento norteador da política de educação em Manaus. Vamos nos reunir com especialistas, técnicos de educação e com a sociedade para que possamos construir um documento que tenha consistência, conteúdo e, sobretudo, uma perspectiva de alcançar melhorias na educação”.
A secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), professora Maria Beatriz Luce, comentou sobre os avanços nos índices educacionais. “É uma melhoria importante. O PNE foi intensamente debatido durante muito tempo e estamos extremamente satisfeitos por podermos fazer este realinhamento de longo prazo na política nacional de educação básica. Estamos contentes com o resultado de Manaus e o apoio das secretarias tem sido muito importante”.

 

Luce informou, ainda, que o plano será formulado através de dois eixos principais: a valorização do magistério, com investimento em formações, e a recuperação de uma política curricular nacional, que se estrutura a partir das diretrizes curriculares produzidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Durante as elaborações dos planos, a equipe do MEC acompanhará todas as escolas do País, públicas e privadas, para verificar propostas e projetos políticopedagógicos.

 

Diretora do Conselho Municipal de Educação de Manacapuru (AM), professora Sandra Maira Magalhães, acredita que o evento vai ser importante para que os conselheiros compartilhem experiências e discutam novos meios pedagógicos para a educação no Amazonas.

 

“É muito importante a troca de ideias para que tenhamos inovações na educação de nossos municípios e Estado. Para Manacapuru, por exemplo, é de grande importância, pois nos dá uma grande dimensão do que temos que atingir e atender, com novas ideias que vêm favorecer o ensino da nossa cidade”.

 

UNCME

A União Nacional dos Conselhos Municipais de  Educação (UNCME) é o órgão de representação nacional dos Conselhos Municipais de Educação e tem o objetivo de promover a união e estimular a cooperação entre os Conselhos Municipais de Educação. Além disso, a UNCME busca soluções para os problemas educacionais comuns  e  diferenciados  dos  municípios brasileiros; articula-se  com órgãos públicos e  privados,  tendo  em  vista  o  alcance  dos  objetivos educacionais e constitucionais; representa os Conselhos Municipais de Educação perante os poderes públicos, e estimula a educação como um dos instrumentos de redução das desigualdades sociais.
Texto: Luana Carvalho
Fotos: Rodemarques Abreu

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054