29/12/17 | 12:11
Mais de três mil servidores da Semed participaram de curso de capacitação

Seguindo os planos de capacitação dos servidores públicos municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereceu, com apoio de instituições parceiras, capacitação profissional para 3,8 mil servidores da secretaria. O número superou as formações realizadas no ano passado, quando beneficiaram cerca de 2,5 mil funcionários da pasta. Desde 2015 a Secretaria se posiciona como a unidade da PMM que mais teve funcionários participando dessas formações.

Entre os parceiros da Semed, destacam-se a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Câmara Municipal de Manaus, Escola Governar – que trabalha a capacitação dos servidores públicos estaduais. Estas instituições oferecem cursos presenciais e a distância, além da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a qual possibilita os servidores a cursar na modalidade de Ensino a Distância (EAD) o curso de Administração Pública.

Na modalidade pós-graduação, em parceria com a Espi, a Semed está capacitando 76 servidores no curso de Governança Pública, com previsão de encerramento em 2018. Foram pós-graduados, ainda, 19 servidores em Gestão Pública em 2016.  Também merece destaque a participação de funcionários em seminários e palestras, oferecidos, inclusive, pela Folha de São Paulo, com o tema “A realidade da Zona Franca de Manaus”.  Outros temas foram discutidos como “O papel da mulher no século XXI” e “Plano Nacional de Educação”, em eventos promovidos pelo TCE-AM.

Em 2017, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) formou 25 servidores, em uma das iniciativas da secretaria no trabalho de inclusão. Para 2018, serão criadas duas turmas, dobrando a quantidade de vagas, com o intuito de ter em cada setor um funcionário habilitado para prestar atendimento em Libras.

A coordenadora de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, professora Ray Câmara, destaca que a prefeitura trabalha com 11 áreas temáticas e que, de acordo com os relatórios colhidos pelos seus colaboradores lotados em diversos setores da secretaria, consegue montar o catálogo de capacitações.

“Passamos o ano todo, além de promover os cursos e fazer as inscrições, pesquisando a necessidade de cada setor. Os chefes identificam que tipo de curso eles precisam oferecer aos servidores e no fim do ano recebemos essas solicitações para que possamos viabilizar as formações do ano seguinte”.

Ela também destaca que esses cursos são de fundamental importância para o andamento da Semed, uma vez que, graças a eles, é possível notar uma evolução na eficiência do trabalho dos servidores e destaca que para 2018 a expectativa é que o número de servidores capacitados praticamente dobre com a abertura de mais de 7 mil vagas em mais de 120 cursos que serão oferecidos pela prefeitura.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos / Arquivo Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054