20/03/15 | 15:44
Mais de mil alunos participam de evento pela paz e respeito às diferenças

Mais de mil alunos da Escola Municipal Eliana Socorro Pacheco Braga participaram, na manhã desta sexta-feira, 20, de apresentações pelo ‘Dia Pela Paz’. A data foi criada pela unidade escolar com o intuito de trabalhar com os estudantes o combate à violência, o respeito das diferenças e a promoção da paz.

De acordo com a diretora da escola, Rossana Agahnejad, a ideia surgiu depois que foi identificado que há um quantitativo de estudantes com parentes presos ou usuários de drogas. Agahnejad destacou que a intenção é conscientizar os alunos para a cultura de paz, que passa pelo respeito ao próximo e o entendimento das diferenças de religião, opção sexual e raça. A diretora explicou, ainda, que cada turma ficou responsável por abordar um tema e fizeram apresentações para pais e responsáveis, que prestigiaram o evento. “O ano de 2015 começou bem ruim. Violência no mundo, atendados religiosos, atendados políticos, morte de pessoas inocentes. Então, fizemos essa reflexão com os alunos e mostramos que a paz depende de todos nós. O intuito real da escola é sensibilizar a família, porque os alunos são sensibilizados todos os dias”, explicou a gestora.

Apresentações

A primeira apresentação foi dos estudantes do 2º ano e falava sobre as diversas religiões do mundo, como o cristianismo, judaísmo, hinduísmo, islamismo e budismo. Os alunos leram algumas frases contidas nos livros sagrados de cada uma das religiões. Ao final, de mãos dadas, cantaram uma música que pedia o respeito pelas diferenças.

“Temos que amar nossos amigos, irmãos e todo mundo. Não podemos bater nos outros,  isso não é bom para ninguém”, disse a aluna Natalin de Oliveira, 7. A mãe de Natalin, Mara Neiva Daveis, acredita que ensinar as crianças é o caminho de influenciar os pais. “É importante ensinar as crianças temas como esse. Eles aprendem e estimulam os pais a mudarem. Aqui no nosso bairro é mais importante ainda, já que tem muita violência. Gostei muito dessa ação da escola”, falou.

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: CLEOMIR SANTOS

 

Secretaria Municipal de Educação (semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054