23/04/15 | 14:15
Mais de 80 mil alunos da rede municipal participam na primeira Avaliação de Desempenho de 2015

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta quinta-feira, 23, a aplicação da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), do primeiro bimestre, para mais de 80 mil alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede. As provas foram divididas em dois dias e testarão os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências para os estudantes do 9º ano. Esta é a primeira de quatro avaliações que serão realizadas ao longo deste ano.

De acordo com a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Núbia Breves, o intuito da ADE é aprofundar o conhecimento sobre o cenário da educação do município de Manaus e, a partir das informações, traçar um plano de intervenção para melhoria do aprendizado.

Breves lembrou ainda que a avaliação serve para preparar os estudantes para a Prova Brasil, avaliação nacional aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), que será realizada no mês de novembro deste ano e que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“A ADE está sendo trabalhada, bimestralmente, e ao chegar em novembro, quando serão realizadas as avaliações em larga escala (Prova Brasil), os alunos já estarão preparados para fazer a prova”, avaliou Núbia.

Na Escola Municipal Hemetério Cabrinha, no bairro do Coroado, zona Leste, aproximadamente 150 alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental responderam as questões da ADE. Para o diretor da unidade de ensino, José Carlos Beleza, esta avaliação é uma espécie de bússola, que direciona os caminhos que a escola deve seguir para qualificar o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os resultados mostram em quais áreas há déficit de aprendizado.

“Para mim, a ADE veio para ficar e serve para prepará-los não só para a Prova Brasil, como para concursos. Por meio desta avaliação, a gente sabe a porcentagem de acertos. A equipe pedagógica se reúne e faz um plano de intervenção com os alunos que tiveram dificuldades. Nesse caso, convocamos os pais para ajudarem os professores no acompanhamento da vida escolar dos estudantes”, explicou.

Avaliação

As questões que compõem a ADE são elaboradas por uma equipe de oito profissionais da DAM. Nas provas de 7º e 9º ano, há auxílio do Sistema Positivo. Para esta primeira fase, foram elaboradas quatro provas diferentes.

A avaliação do 3º ano contém 16 questões de Língua Portuguesa e 16 de Matemática. Para o 5º e 7º ano são 44 perguntas divididas por igual para as duas disciplinas e para os estudantes do 9º ano a prova é mais extensa. São 21 questões de Português, 21 de Matemática e 10 de Ciências. A ADE, que começou a ser implantada na rede em 2014, é feita nos moldes da Prova Brasil, do MEC, e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos da rede para avaliações externas, como a do MEC.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054