16/01/19 | 16:57
Mais de 54 mil reservas de vagas são solicitadas nas primeiras horas de matrículas de novos alunos da rede pública

Mais de 54 mil reservas de vagas para novos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino foram solicitadas até às 11h desta quarta-feira, 16/01. Esse número equivale a 91,6% das solicitações feitas durantes todo o primeiro dia de reservas de vagas da matrículas de novatos no ano passado. Os dados foram apresentados na empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), localizada na Praça 14, zona Sul de Manaus.

Em 2019, o período de matrículas de novos estudantes, que iniciou neste dia 16, segue até o dia 20 de janeiro (próximo domingo) para quem optar por fazer a reserva de vaga pela internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br, e até a próxima sexta-feira 18/01, para quem preferir fazer presencialmente nas mais de 1 mil escolas municipais de Manaus e estaduais da capital e do interior.

Das mais de 54 mil reservas de vagas, 81,7% (44,1 mil) foram solicitadas pela internet e apenas 18,3% presencialmente nas unidades da rede pública de ensino.

O presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, apontou que o resultado apresentado mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido e, mesmo com a instabilidade do site nas duas primeiras horas devido ao grande fluxo, com mais de 15 mil acessos registrados às 00h e com o pico de aproximadamente 10 mil reservas às 2h da manhã, o site se manteve operacional.

“O resultado foi muito positivo porque os números mostram que 81,70% foi pela internet. Isso mostra que os sistemas estão dando os resultados esperados e que a população confia cada vez mais no site. Pela comparação que fizemos, temos a expectativa de ter uma procura maior que no ano passado”.

A Gerente de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, ressaltou que esse momento da reserva é apenas um dos passos para efetuar matrícula, destacando que para concluir o procedimento os responsáveis precisam se dirigir à unidade de ensino escolhida com os documentos do aluno em até três dias úteis após a reserva.

“A criança só se torna estudante da rede (municipal ou estadual) ao confirmar a reserva (com a entrega de documentos). O prazo é de três dias úteis”.

Ela também informou quais documentos são necessários para essa confirmação. “Os documentos são a certidão de nascimento, comprovante de residência, a comprovação de estudo (para alunos a partir do Ensino Fundamental), duas fotos 3×4, carteira de vacina e algum documento de identificação com foto dos responsáveis. A carta de reserva não é necessária ser apresentada porque a escola visualiza a solicitação pelo sistema e confirma que a mesma já foi feita”.

As vagas que não forem confirmadas dentro do prazo ou não forem justificadas retornarão ao sistema e serão abertas a todos os interessados que perderam os prazos de transferência de alunos da rede e de novos estudantes. Para a confirmação, a assessora de Matrículas da Seduc, Diana Paixão, explicou que mesmo com a falta de documentos, o importante é confirmar essa vaga na escola. Ela também dá orientações no caso de estrangeiros.

“A confirmação é realizada e no decorrer do ano letivo essa documentação é entregue. A vaga para estrangeiros é solicitada diretamente na escola, com CPF ou Passaporte. Não tem documento de escolaridade, ele é matriculado de acordo com a idade e posteriormente é feita a regularização no decorrer do ano. Quem tiver dificuldade de fazer a reserva pelo site, não procure lan house, pode ir às escolas, que são postos de matrícula, os servidores estão treinados para atender a população”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Nathalie Brasil/ Semcom

 

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