Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 20 de outubro de 2020
-->
28/03/19 | 15:41
Mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino participaram do ‘Dia D vem para Obmep’

Todo ano o conhecimento dos alunos do 6º  ao 9º ano do ensino fundamental  na área de matemática é avaliado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com intuito de incentivar a participação dos alunos de Manaus no exame, considerado de larga escala, pelo nível de complexidade e pela participação de estudantes de todo o País, a  Secretaria  Municipal de Educação (Semed) realizou o ‘Dia D, vem para Obmep’, nesta quarta-feira, 27/3.

A ação envolveu mais de 50 mil alunos das 128 unidades que trabalham do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A atividade marcou a primeira mobilização que Manaus fez para estimular e divulgar informações sobre a Obmep.

Segundo a coordenadora do Programa Matemática Viva da Semed, Gisele Souza, a mobilização consiste em uma campanha que tem a finalidade  de repassar  orientações e instruções sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio de vídeos, slides informativos, distribuição  de folheto explicativo e uma mini palestra, tudo para motivar o aluno a aprender matemática.

“A secretaria decidiu fazer essa campanha de chamamento para estudantes participarem com mais intensidade da Obmep, porque, apesar de termos um número expressivo de participantes nas edições anteriores, infelizmente,  o número de medalhistas ainda é muito tímido. Por  isso, decidimos motivar essa participação para mostramos mais talentos do 6º ao 9º do município de Manaus”, explicou.

Mobilização
Uma das unidades que realizou um trabalho pedagógico diferenciado no Dia “D” foi a Escola Municipal Antonina Borges de Sá, localizada no bairro São José. Na unidade,  mais de 1 mil alunos poderá participar da OBMEP. Nela,  há  11 professores de matemática.  Um deles é Danilo Moraes Monteiro, que afirmou que a avaliação é importante, porque instiga o aluno a interpretar e resolver problemas.

“Essa avaliação é de suma importância porque  trabalha não somente os conteúdos ministrados em sala de aula, mas também fatores como o raciocínio lógico do aluno e temas abertos para que ele possa resolver problemas. Hoje, o que se busca no aluno é isso, que ele resolva situações, problemas e não simplesmente um cálculo. Ou seja, aprenda a  contextualizar uma questão”, afirmou.

O aluno Matheus Guilherme Chaves, de 11 anos, do 6º ano F, diz que está confiante e tem boa expectativa sobre o resultado da  prova. “Como estou me preparando,  buscando fortalecer o que já sei e revisando o que ainda tenho dificuldade, acredito que não vou  achar a  prova difícil”, disse.

Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Os vencedores poderão participar ainda do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que em Manaus será realizado,  em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

Obmep
A avaliação é promovida pelo  Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

O exame é uma avaliação de larga escala direcionada  para escolas públicas e privadas brasileiras e  tem como objetivo de estimular e promover o estudo da matemática,  contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e, ainda, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

A prova composta por questões de múltipla escolha e discursiva será dividida em duas fases, sendo a primeira no dia 21 de maio e a segunda em 28 de setembro.

Em 2019, a previsão da Semed é que 54.794 alunos de 128 unidades de 6º ao 9º ano do ensino fundamental façam o exame. Assim como aconteceu nas edições anteriores, as  unidades da rede municipal de Manaus trabalham até a data da prova inúmeras ações pedagógicas  para estimular a participação e dá suporte para que alunos possam ter uma boa preparação até o dia do exame.

Texto: Emerson Santos / Semed
Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054