07/04/15 | 8:10
Mais de 350 professores da Semed iniciam calendário de formação

Mais de 350 professores do 1° ano Ensino Fundamental e da Educação Infantil das Divisões Distritais Zonais Sul e Oeste (DDZs 1 e 2), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começaram as formações de 2015, nesta segunda-feira, 6, na Divisão Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Rua Maceió, no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. As aulas marcaram o início do calendário de formação continuada da DDPM.

A formação é direcionada aos professores da Educação Infantil, de 1º ao 3º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, que possuem a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). As aulas acontecerão até novembro, de segunda a sexta feira, na DDPM.

De acordo com a coordenadora pedagógica de 1ª ao 5º ano, Rita Esther, a formação, que acontece durante todo o ano letivo, tem a finalidade de contribuir na melhoria da prática da docência. “O nosso objetivo é estabelecer um diálogo de experiência. Fazer com que os professores percebam que a partir deste trabalho eles poderão resignificar a prática da docência, tendo em vista a peculiaridades de cada modalidade ensino, da DDZ, da sala de aula, entre outros”, destacou.

Com os professores do Ensino Fundamental, serão trabalhados temas como: A Prova Brasil e seus contextos: Histórico e Estrutural; Leitura e Resolução de Problemas como Procedimentos Metodológicos; Avaliação da Aprendizagem; Provinha Brasil voltada para Língua Portuguesa e Matemática, entre outros.

Na Educação Infantil serão abordados assuntos como: Aprendizagem e Linguagem Corporal das Crianças; a musicalização com expressão da linguagem artística; linguagem matemática e aprendizagem; e natureza, sociedade e aprendizagem voltadas para crianças.


Experiência de docentes

Para a professora de 1º ano, da Escola Municipal Prof. José Wandemberg R. Leite, Kátia Silva de Amorim, a formação realizada pelo DDPM, demonstra que a Semed está buscando melhorar a qualidade da educação dando estrutura pedagógica aos seus docentes. “Este tipo de formação colabora diretamente na construção da nossa prática docente, porque além de nos capacitar nos dá suporte e, isso, consequentemente, influencia em sala de aula e na melhoria da qualidade de ensino”.

Já para, Neolanda de Belém Trindade, professora de Educação Infantil da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, além do conhecimento absorvido, a troca de experiência também é muito importante. “A partir delas (troca de experiências), podemos observar em que estamos errando, o que pode da certo na minha sala de aula ou não, além de aprender novas metodologias de ensino”.

Nesta terça-feira, 7, os professores do 2º ano estarão em formação e quinta-feira, 9, serão os educadores de 3º ano do Ensino Fundamental.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

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