19/09/17 | 9:38
Mais de 1,5 mil alunos participarão da 5ª edição das Municipíadas do Noturno

Com o tema “Cultura de Paz e Solidariedade: Construindo uma Sociedade onde Todos Têm Direito de Aprender” e “Aluno  Alfabetizado, Garantia de Sucesso: Compromisso de Todos”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na noite desta segunda-feira, 18/9,  no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul de Manaus, a abertura da 5ª edição das Municipíadas do Noturno. Estiveram presentes na ação: alunos, professores, responsáveis pelos estudantes e convidados. Neste ano, aproximadamente 1,7 mil estudantes de 55 escolas participarão da atividade desportiva.

Este ano o evento  acontecerá de 25 a setembro a 4 de outubro  e tem o objetivo de promover a socialização e inclusão social, bem como auxiliar nas ações de combate ao abandono escolar dos alunos do turno noturno, além de aprimorar as habilidades motoras e cognitivas, por meio do desporto escolar. As modalidades disputadas na 5ª edição do evento são: futsal, voleibol, queimada, tênis de mesa, lanche livre, dama e dominó.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, explicou que este ano o evento conta com todos os segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que este ano contará com a participação de  aproximadamente 200 idosos do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi). Ressaltou, ainda, que a ação promove a formação integral de estudantes do noturno por meio do desporto. 

“Esta ação é muito importante para desenvolvimento da formação integral de alunos da EJA. Ela serve, ainda, para  melhorar o rendimento de nossos alunos e contribui, consideravelmente,  na redução da evasão escolar do noturno. Com o evento, queremos enfatizar também que os alunos do noturno não estão excluídos do processo do esporte e que a Educação Física é, de fato, inclusa no processo de ensino-aprendizagem deles”, explicou.

Em 2017, o evento pretende envolver mais de 1,5 mil alunos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed, em jogos individuais e coletivos, segundo o coordenador da atividade desportiva, Ronnie Melo. Ele contou também que neste ano houve uma mudança no formato da 5ª edição com objetivo de envolver mais alunos.

“A 5ª edição das Municipíadas do Noturno terá a participação de 55 escolas e um total de 1,7 mil alunos. Neste ano, não haverá seletivas como nos outros, porque a intenção é reduzir a quantidade de dias disputas, para atrair mais times e, consequentemente, envolver um número maior de  participantes”. disse.

O coordenador explicou, ainda,  que as modalidade individuais acontecerão nos mesmos horários e locais Segundo ele, os locais de disputas ainda estão sendo definidos, mas os atletas terão a chance de competirem  na Vila Olímpica e Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

“Este ano, as modalidades individuais acontecerão nos mesmos locais e horários, para que os alunos possam se socializar, torcer pelos seus colegas, conhecerem-se melhor. Para isso, vamos buscar praças esportivas de qualidade, para que os alunos se sintam motivados a participar das competições e para que  tenham a mesma oportunidade do aluno do diurno”, enfatizou.

O Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Weyder Afonso, enfatizou que a ação contribui no aspecto  fisiológico,  psicológico e no bem estar dos alunos.      Ele disse que é umas das estratégias pedagógicas para manter o aluno do noturno motivado.

“A Geja vê este movimento com muita pertinência e  como um grande  diferencial na aprendizagem de jovens, adultos e idosos atendidos pela rede municipal de ensino. Educação Física e Arte são duas ciências que contribuem efetivamente, entre outras coisas, para abrir a mente desses jovens e idosos para aprendizagem, colaboram para o bem-estar, saúde, disposição física e emocional para enfrentar a vida, além de trabalhar a cidadania”, salientou.

 

Cerimônia de abertura

A abertura contou com apresentações e uma cerimônia típica de um evento olímpico. A ação começou com uma coreografia encenada por educadores da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, em seguida teve a entrada de porta-bandeiras de representantes das DDZs da rede municipal de ensino. Teve ainda, a entrado do fogo olímpico e acendimento da Pira Olímpica, além do juramento do atleta, realizado por Luan de Oliveira, aluno da 4ª fase B, da Escola Municipal Elvira Borges. O evento terminou com a saída das delegações.

Expectativa

A aluna da 5ª fase da EJA, da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, Alessandra Fontes, disse que está ansiosa para começar as competições e que lutará  pelo 1º lugar na queimada.

“A expectativa é muito grande. Todo o time de queimada da Escola Francisco Nunes está treinando e se esforçando muito para levar o título de campeão em 2017”, disse Alessandra.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed