11/03/14 | 14:28
Mais de 12 mil professores da Semed passarão por qualificação em 2014

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta terça-feira, 11, o calendário de formação continuada de 2014 para os professores da rede. A expectativa é que mais de 12 mil profissionais do magistério passem por qualificação nos eixos denominados Núcleo de Estudo Estruturante (NEE), no qual será trabalhado o conteúdo básico ministrado em sala de aula, e Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI), que atuará em temas sociais e contemporâneos, como: educação sexual e educação para o trânsito.

Com o calendário de formação, a Semed quer promover o desenvolvimento profissional do professor por meio da construção de práticas docentes, almejando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

“Essa ideia de formação continuada dos professores é uma proposta inovadora no contexto da educação. Quanto mais informação, mais o professor tem embasamento para trabalhar práticas de ensino em sala de aula. Quem ganha com isso são os alunos e a educação municipal”, disse a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), Gecicleide Nascimento.

Os professores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) 1, que compreende a zona sul da cidade, serão os primeiros a passarem pela formação. As aulas serão realizadas na sede da DDPM para os profissionais que lecionam no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e na Escola Municipal Sergio Pessoa, para os professores da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano. Nessa primeira etapa, 496 professores da Semed participarão das aulas formadoras. Os educadores do 1º ao 6º ano no nível Fundamental passarão pela formação do dia 17 a 21 de março. “Eu acho importante essas formações porque nos dão subsídio para inserir novas ideais nas aulas. A musicalidade, por exemplo, pode ser utilizada para ensinar a tonicidade das palavras em aula de língua portuguesa. Isso deixa a disciplina mais interessante para os alunos”, observou a professora Jeane de Oliveira, da Escola Municipal Geraldo Pinheiro, que irá participar da formação no núcleo de estudos interdisciplinares.

A formação continuada da Semed cumprirá calendário que seguirá até o mês de novembro e só não contemplará os dois mil professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que participam das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

NEE

O Núcleo de Estudo Estruturante (NEE) trabalhará na especificidade de cada profissional do magistério, promovendo uma melhoria em todos os setores que compõem a escola, já que este segmento contemplará também os pedagogos, diretores e administrativos das escolas. 

Serão quatro escolas: a escola de administrativos, a escola de gestão, a escola de assessores e, por fim, a escola de professores. Cada um desses profissionais vai passar por formação específica para o trabalho que desenvolve. O de língua portuguesa para temas relacionados à disciplina, o de matemática a mesma coisa, para não sair do foco de atuação”, disse a chefe da DDPM, Gecicleide Nascimento.

NEI

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) trabalhará de forma estratégica com temas relacionados à realidade de cada unidade de ensino. Quando houver necessidade, o diretor da escola solicitará formação voltada para temas sociais, como :bullying, educação sexual e educação para o trânsito.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054