11/03/14 | 17:47
Mais de 114 mil alunos da Semed estudarão com o Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo

Cerca de 71 mil alunos da rede municipal de educação passarão a estudar com o material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), fará o lançamento do programa na próxima sexta-feira (14), às 14h, no Quality Hotel Manaus, localizado na Avenida Mário Ipiranga, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Além dos 44 mil alunos das 76 escolas municipais que já utilizam o Aprende Brasil, o programa será ampliado para outras 125 escolas do ensino fundamental. Neste ano, mais 70.618 mil estudantes serão beneficiados, totalizando o número de 114.618 mil alunos utilizando o programa de educação da Positivo.

A coordenadora do Aprende Brasil em Manaus, Valéria Marcondes Brasil, informou que além da ampliação, os estudantes contarão com o software de ensino Aprimora, que oferece uma combinação de atividades interativas multimídia para os alunos e professores de todas as escolas do 6º ao 9º ano.

“O destaque do projeto para 2014 é o software educacional, que tem como objetivo fazer um atendimento heterogêneo na sala de aula, identificando as crianças que tem maior dificuldade, para poder resgatá-las, e as que tem maior facilidade para continuar avançando no potencial de educação. O acompanhamento será todo feito pelos pedagogos das escolas”, informou.

A coordenadora contou, ainda, que tablets serão doados pela Positivo para incrementar os telecentros das escolas. “Para as escolas que não possuem telecentros, nós levaremos salas itinerantes com todos os recursos tecnológicos e pedagógicos para que o produto (tablets) não seja um empecilho nessas escolas que não possuem telecentros”.

Valéria ressaltou que a expectativa é que em dois anos (2014 e 2015), a rede municipal de ensino dê um salto nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nosso foco maior  são as escolas do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental 2), que precisam de mais atenção pedagógica, por conta do resultado de alunos reprovados e desistentes”.

 Software Aprimora

 O Aprimora usa a tecnologia para criar um ambiente de autoavaliação que se adapta ao desempenho do aluno. O sistema apresenta questões e conteúdos de apoio para que ele possa melhorar sua performance. A participação do professor é ativa durante o processo de ensino, podendo criar atividades e acompanhar de perto a evolução dos alunos.

 O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece:

  •   Acompanhamento e assessoramento pedagógico;
  •  Acesso ao Portal Educativo: possibilita o trabalho dos conteúdos curriculares por meio de uma linguagem interativa e diferenciada; oferece aos professores acesso aos artigos dos principais e mais importantes educadores do país; disponibiliza um grande referencial teórico para a formação continuada, além de possibilitar a divulgação das principais atividades desenvolvidas pelas escolas municipais;
  • Software APRIMORA: será instalado em todas as escolas de 6º ao 9º ano, conveniadas em 2014, proporcionando ao professor e ao aluno um trabalho pedagógico específico, além de possibilitar aos alunos o avanço e o resgate da aprendizagem;
  • Formação Continuada: serão realizadas, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e na própria escola, ao longo do ano, mais de 500 horas de formação por áreas específicas;
  • Hábile: é uma ferramenta que complementará a avaliação institucional por aluno, permitindo o diagnóstico e o trabalho pedagógico individualizado em todas as áreas curriculares. Ocorrerá ao final do mês de março e ao final do ano, para acompanhamento da aprendizagem dos alunos.  

Clique aqui e veja a Lista de Escolas Sistema Aprende Brasil 2014.

Texto: Luana Carvalho

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054