28/08/15 | 12:58
Mais de 1 mil alunos participam de evento em comemoração aos 32 anos da Escola Municipal Leonor Uchôa

Arraial de 32 anos  da EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (18)Para comemorar os 32 anos de fundação na rede municipal de ensino, a Escola Municipal Leonor Uchôa, bairro São José, zona Leste, reuniu os 1.100 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para comemorar a data com um grande arraial festivo. O evento foi realizado no ginásio da escola, nos turnos matutino e vespertino, nesta sexta-feira, 28, com a presença de alunos, pais, responsáveis, funcionários e a comunidade em geral.
A programação contou com a leitura do histórico da escola, apresentação da cantiga de roda dos alunos da sala especial, acompanhados pelos pais; dança do carimbo; quadrilha do Sítio Picapau Amarelo, entre outras atrações. Houve também o sorteio de brindes, desfile das rainhas e premiação e bingo de uma bicicleta.
Há oito anos como gestora, Ilenilda de Araújo Felipe, disse que a escola recebe alunos de vários bairros das zonas Leste e Norte, como Jorge Teixeira, Zumbi, Colina do Aleixo e até Cidade Nova. Para a educadora, é uma satisfação trabalhar na unidade, que pode ser considerada como referência na rede municipal de ensino.
Arraial de 32 anos  da EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (14)“A escola tem a importância de fazer seu papel social. A comunidade é muito procurada por vagas. Nós temos um trabalho social de extrema relevância para esses alunos, pois temos pessoas já graduadas em direito, pedagogia, entre outras áreas. Temos alunos que foram para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, o que mostra o resultado do trabalho e o reconhecimento da comunidade em relação a escola”, explicou ao dizer que fez aulas com a presença de pais em sala de aula para acompanhar os filhos.
Finalista do curso de direito da Nilton Lins, Maria Lariza Ramalho de Freitas, 28, é mãe da aluna do 3º ano matutino da escola, Maria Emanuele Ramalho. Segundo a genitora, que passou pela unidade de ensino, comemorar o aniversário é algo especial, principalmente porque vários alunos venceram na vida.
“A escola é uma fábrica de vencedores e costumo dizer isso lá em casa. Nossa família toda foi estruturada nessa escola, onde meu irmão mais velho é engenheiro químico da Petrobras, concursado no Amazonas e em Pernambuco. Estou me formando na faculdade de Direito no final do ano e minha filha está aqui. Essa história de dizer que, por ser uma escola pública não tem um bom ensino não é verdade, pois a Leonor Uchôa é prova disso”, sintetizou.
O aluno do 3º ano matutino, Fernando Marcos Oliveira Silva, 9, participou do arraial com a dança do xote com seus colegas de turma. Vindo de outra escola, ele disse que está satisfeito pela mudança e o avanço do seu aprendizado na escola.
Arraial de 32 anos  da EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (32)“Gostei muito da nossa festa, porque participei com meus amigos de sala de aula. Estou feliz de estudar aqui e meu sonho é ser veterinário”, concluiu.
Histórico
A Escola Municipal Leonor Uchôa de Amorim é uma instituição pública, da Rede de Ensino de Manaus, criada pela Lei Municipal de nº 1724 de 31 de outubro de 1984. Foi construída no governo do professor José Bernadino Lindoso, através da Prefeitura de Manaus, pelo Projeto Promorar – São José, cujos recursos financeiros foram fornecidos pelo BNH. As obras foram iniciadas na administração do Prefeito Dr. José Fernandes e sua conclusão na administração do Dr. João de Mendonça Furtado.
A escola está situada à Rua Xiborena, s/nº, São José I. Inaugurada no dia 25 de agosto de 1982. Mas, só em março de 1983, tiveram início as atividades escolares. Atualmente, a escola atende 1.100 alunos do 1º ao 9º ano, além das turmas do Projovem. O quadro efetivo conta com 40 professores, um pedagogo e dois profissionais no apoio pedagógico.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Cleomir Santos