21/09/15 | 11:14
Mais de 1 mil alunos da rede municipal iniciam as disputas da 18ª Municipíadas

unnamedComeçaram a ser disputados, neste sábado, 19, os primeiros jogos das 11 modalidades que fazem parte da 18ª edição das Municipíadas, da Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente 1.500 alunos devem participar desta fase dos jogos interescolares da rede municipal de Manaus, que tem como tema ‘Cultura de Paz e Solidariedade: construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender’. As atividades seguem até o dia 29 de setembro.

No ginásio Ninimberg Guerra, no bairro São Jorge, zona Oeste, os alunos se reuniram para disputar o futsal infantil masculino e feminino. O futsal juvenil foi disputado na Escola Municipal Professor Waldir Garcia, no bairro São Geraldo. De acordo com o coordenador da modalidade de futsal das Municipíadas, professor Fábio Camilo, as finais da modalidade serão realizadas neste domingo. Ele destacou o esporte como meio para o desenvolvimento do aluno.

unnamed (3)“É trabalhada a formação, as características que eles (alunos) vão desenvolver para a vida. Para mim, é primordial a participação e envolvimento de todos esses alunos nesse grande evento do município”, destacou.

Disputando os jogos pela equipe de futsal da Escola Municipal Eliana Lucia, o aluno Pedro Henrique de Carvalho, 14, contou que começou a treinar depois que mostrou para os professores que poderia tirar boas notas.

“Acho importante os jogos, porque muitas vezes tiram as crianças das ruas, das drogas. A gente começou a participar para melhorar as notas para poder entrar no jogo. E os treinos tiram o tempo que a gente ficava na rua”, relatou.

unnamed (2)No Clube Municipal, outro ponto de realização dos jogos das Municipíadas de 2015, foi disputada a modalidade de vôlei de praia masculino e feminino. Destaque pela equipe da Escola Muncipal Francisco Nunes, o aluno Josileno da Silva, 15, contou que viu no esporte uma maneira de deixar bons exemplos para outras crianças da escola. “Mostrar que elas tem que ficar longe das drogas, tirar boas notas, passar de ano e ter uma faculdade”, contou.

Seu parceiro na dupla do vôlei de praia, o aluno Márcio Souza, relatou que já tinha participado das Municipíadas no ano passado jogando futsal e que estava animado por poder representar a escola no vôlei de praia. “O professor viu a gente jogar na escola, gostou do nosso desempenho e nos chamou para treinar e hoje estamos disputando”, disse.

As atividades serão realizadas até o dia 29 de setembro, em sete pontos diferente da cidade, nas escolas municipais Carlos Gomes; Waldir Garcia; Madalena Corrêa; Clube Municipal; Colégio Militar da Polícia Militar; Vila Olímpica de Manaus e Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cleomir Santos