11/09/15 | 13:02
Mais 200 alunos do noturno da DDZ Sul da rede municipal de ensino participam de práticas esportivas até esta sexta-feira

I Etapa dos JEN DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (14)Duzentos e vinte três alunos do Ensino Noturno de escolas municipais da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ 1), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram de seletivas internas da 3ª edição Jogos do Ensino Noturno, até esta sexta-feira, 11. Os jogos acontecem simultaneamente na Escola Municipal Vicente de Paula, localizada, no bairro Japiim, e na Escola de Educação Especial André Vidal de Araújo da secretaria, ambas situadas na zona Sul de Manaus.
Os JEN é uma atividade que faz parte do calendário da Semed desde 2013 e tem como objetivo promover a prática do desporto e contribuir para a redução dos índices de evasão escolar no turno noturno da rede municipal de educação. Neste ano, a competição começou em outubro e reuniu mais de 1,5 mil alunos de 61 escolas municipais, em sete modalidades desportivas.
I Etapa dos JEN DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (15)De acordo com a coordenadora da 3ª edição jogos internos na DDZ Sul, Tânia Lozano de Melo, o número de competidores e o envolvimento dos colaboradores das seletivas se intensificou este ano. “Em nossa divisão estão participando das seletivas internas 10 escolas e mais de 200 alunos, disputando dez modalidades individuas e coletivas. Neste ano, temos uma participação mais efetiva dos alunos, dos professores de Educação Física e dos assessores I Etapa dos JEN DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (17)pedagógicos de nossa divisão, que fazem parte da arbitragem e da organização dos jogos”, explicou a coordenadora.
Umas das modalidades disputadas, nesta quinta-feira, 10, foi o futsal masculino na quadra poliesportiva da Escola Municipal Vicente de Paula. O primeiro jogo foi entre a Vicente de Paula e a Anastácio Assunção.
Na competição, a escola Anastácio Assunção venceu o primeiro jogo da noite por 1 a 0, por pênalti. Para Alex Bruno, aluno da escola vencedora os jogos são um incentivo para não desistir dos estudos. “Antes dos JEN via o esporte somente como um meio de diversão, hoje vejo um meio de manter na escola. Também vejo com um meio de conhecer mais sobre o futsal, de criar, a partir do esporte, o interesse e o gosto pelo estudo e de me ajudar a ter mais I Etapa dos JEN DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (23)concentração e respeito pelo próximo”, destacou o aluno.
Na decorrer desta quinta-feira, 10, houve a participação de oito escolas, disputando a modalidade de futsal masculino. Um exemplo que o esporte aliado ao ensino aprendizagem dá certo é o que o professor de educação física, Geronso Ribeiro de Castro alcançou. Ele treinou oito alunos para competir nas seletivas. Segundo o educador, atividades desportivas no ensino noturno contribuem para permanência dos alunos no período da noite.
“Em nossa escola, o esporte é o diferencial. Utilizamos dele como um meio para atrair e motivar os nossos a permanecerem na escola, com atividades extracurriculares realizadas segundas, quartas e sextas feiras, com alunos do 6º ao 9º ano”, disse o educador.
Das seletivas da DDZ Sul será classificado um campeão de cada modalidade para jogar na fase final do JEN, que reunirá os campeões das mobilidades de caráter coletivo e individual de todas DDZs, entre os dias 19 e 23 de outubro.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054