04/06/18 | 13:12
Livro sobre Ocas do Conhecimento Ambiental será utilizado como fonte de estudos na rede pública e privada de ensino

Lançado na última sexta-feira, 01/6, o livro “Ocas do Conhecimento Ambiental: uma experiência inovadora no município de Manaus” será utilizado como apoio pedagógico aos professores que trabalham com Educação Ambiental na rede pública e privada de ensino. O livro foi distribuído às Divisões Distratais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e será disponibilizado, também, para o uso de pesquisa e estudos nas bibliotecas das escolas.

A obra é resultado do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pela Semed, por meio do projeto das Ocas do Conhecimento, em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrária (Vemaqa), foi organizado pelas professoras Gina Gama, coordenadora das Ocas, Luciana Oliveira e Érica Amorim e recebeu o apoio do Banco da Amazônia (Basa) e do Governo Federal.

A intenção da obra é divulgar o trabalho das Ocas entre os alunos e professores da rede municipal de ensino, além de estudantes da área de Educação Ambiental, militantes da causa e a sociedade em geral.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, falou sobre o trabalho apresentado na obra. “É um trabalho que tem sido muito bem desenvolvido pela equipe que coordena as Ocas de Educação Ambiental, onde elas procuraram demonstrar toda essa experiência muito bem sucedida. Tudo é resultado de um trabalho bem elaborado, bem construído que a Semed vem desenvolvendo ao longo desses anos”, comentou.

De acordo com a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, o livro é um marco histórico na educação municipal. “Esse livro é uma coletânea do trabalho desenvolvido pelos espaços, feito por oito educadoras. É um marco porque são experiências exitosas, desenvolvidas tanto com nossos alunos, quanto com a comunidade do entorno, levando para essas pessoas a questão da sustentabilidade ambiental, preocupação sobre o meio ambiente e saúde”.

Atuação

A rede municipal de ensino conta, atualmente, com três Ocas do Conhecimento Ambiental nas zonas Norte e Leste de Manaus, que possibilitam aos alunos da rede um espaço inovador do ensino de questões ambientais, de maneira prática. Além disso, as ações de educação são realizadas nas escolas e no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054