30/09/13 | 10:54
Livro na Praça distribui mais de 3 mil exemplares

Mais de três mil livros foram distribuídos no último domingo, 29, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, durante o projeto “Livro de Graça na Praça”. A ação literária itinerante, que chamou atenção da população que circulava nas proximidades do Teatro Amazonas, foi idealizada por um grupo de amigos escritores de Belo Horizonte (MG) contemplados pela Lei Rouanet e com a apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), telefônica Oi e Academia Amazonense de Letras (AAL), foi realizada em Manaus.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, esteve no evento e fez a assinatura do termo de doação de 600 livros para escolas municipais e Biblioteca Pública. O coordenador do projeto, Arthur Vianna, que também assinou o termo, disse que ficou impressionado com a receptividade da população de Manaus. “Eu estou muito feliz e impressionado com a forma calorosa como fomos recebidos. Esse projeto vai rodar o Brasil inteiro, mas quisemos começar por Manaus”, comentou Vianna.

Para Bernardo, iniciativas como esta servem de inspiração, “pois este grupo começou a fazer a distribuição de livros gratuitos nas praças de Belo Horizonte há dez anos de forma despretensiosa e hoje está aqui  em Manaus, lotando a Eduardo Ribeiro. Estaremos sempre apoiando iniciativas como esta”, disse o diretor-presidente da Manauscult.

Em 2014 o grupo deverá voltar a Manaus para realizar mais uma ação de distribuição de livros, desta vez na Praça da Saudade, também no centro da cidade.

Títulos autografados

Os autores dos títulos distribuídos estavam presentes, autografando suas obras. A população teve a oportunidade de conhecer as personalidades literárias e trocar ideias sobre a concepção do livro e a respeito dos contos. Adultos, jovens e crianças estavam encantados com a possibilidade de conversar frente a frente com os escritores.

A antologia de contos “Manaus: 20 Autores” reúne 17 contos de autores amazonenses convidados, dentre eles: Astrid Cabral, Elson Farias e Thiago de Mello, e mais três que foram selecionados em concurso.

Antonio Felipe de 21 anos, o mais jovem dos autores, dividiu o espaço com Thiago de Mello, poeta e escritor consagrado mundialmente. Junto com eles estavam Elson Farias, Zemaria Pinto, dentre outros nomes da literatura local.

Ascom Manauscult –  3215 3447