11/08/15 | 13:13
Líderes comunitários expõem demandas de escolas para representantes da Semed

Reunião com Comunidade Tarumã - Fotos Rodemarques abreu (13)Para esclarecer dúvidas sobre as escolas da rede municipal localizadas na zona oeste, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, foi recebida, nesta segunda-feira, 10, por líderes comunitários daquela região. A reunião aconteceu no auditório do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã.

Além da secretária municipal de Educação, os comunitários tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com outros chefes de departamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, o subsecretário de Infraestrutura, Franklin Pinto, a diretora do Departamento de Planejamento, Maria Josepha Chaves, e do chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Leís Batista.

Reunião com Comunidade Tarumã - Fotos Rodemarques abreu (3)Os moradores aproveitaram o momento para expor dificuldades em relação a infraestrutura das escolas, dificuldade de relação com os proprietários de prédios onde funcionam as escolas, perigo de superlotação em outras unidades escolares, merenda e transporte escolar. Apesar das demandas, a secretária Kátia Schweickardt informou que a reunião foi necessária para que houvesse um diálogo aberto entre a Semed e a comunidade e tentar levar alguma solução para os problemas expostos.

“Achei a atitude muito parceira da maioria dos líderes comunitários, muitos deles integrados com os gestores das escolas, reconhecendo o esforço que eles fazem, apesar da crise, para fazer um bom trabalho. Informamos para eles as dificuldades que temos em conseguir outros prédios para mudar as escolas que estão tendo problemas com os proprietários e destacamos que a construção de novas escolas naquela região é uma realidade que estamos tentando enfrentar. Foi uma reunião muito colaborativa e vamos tentar equacionar algumas questões relacionadas a melhoria de infraestrutura, transporte, entre outros”, informou.

Reunião com Comunidade Tarumã - Fotos Rodemarques abreu (14)Com relação as reclamações de superlotação em algumas escolas, a secretária destacou que a construção do bairro Viver Melhor acabou sobrecarregando algumas escolas, já que no projeto do bairro não continha escolas que atendesse os alunos que mudaram-se para aquela área.

“Temos um gravíssimo problema com o aumento da demanda para a rede em função da construção do Viver Melhor, mas acho que nessa parceria da sociedade com o governo vai conseguir enfrentar e continuar prestando um serviço de qualidade em prol da educação em Manaus, como a gente vem fazendo”, relatou.

O líder comunitário da comunidade Parque São Pedro, Ronaldo Alves Oliveira, ressaltou a importância da reunião com os representantes da Semed e acredita que pode ter uma resposta em relação as demandas apresentadas.

“Essa reunião foi muito proveitosa e na história dos líderes comunitários foi inédita. Poder ter esse contato direto com a secretária municipal de educação e poder levar as demandas ‘in loco’. Essa reunião vai ficar registrada e temos a esperança de ter um retorno breve das nossas demandas”, informou.

Participaram da reunião líderes comunitários das comunidades Parque São Pedro, Senador Jefferson Peres, União da Vitória, Rio Solimões, Pontalzinho do Tarumã, Argola e Caniço e da comunidade Pontal da Cachoeira.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054