29/03/12 | 18:02
Lançamento do VI Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente – JEIMA

Diretores e professores-coordenadores dos 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) e ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Nonata Maciel, localizados na Zona Leste de Manaus, participaram nesta quinta-feira, 29, do lançamento do VI Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (JEIMA), no auditório da EM Ignês Vasconcelos, bairro Mundo Novo, Zona Leste.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Regional Educacional (DRE) VI. O encontro serviu para os educadores conhecerem sobre o projeto, por meio de slides, vídeo, além da apresentação do regulamento, ficha de inscrição das unidades educacionais e um CD contendo todas as informações referentes aos jogos.

O objetivo do evento é desenvolver as crianças com faixa etária de 4 e 5 anos, atendidas pelos CMEIs da Zona Leste da cidade, os aspectos psicomotores, sensibilizando-as para as questões ambientais através da abordagem de diferentes jogos e recreações formatados através da reutilização de resíduos sólidos.

No mês de junho, em comemoração a Semana do Meio Ambiente (atividades que contemplam a Agenda Ambiental Escolar) as unidades educacionais participarão das atividades do “Eu Participo”, com palestras e oficinas com a temática do meio ambiente.

Segundo a Gerente de Administração Escolar da DRE VI, Daniele Viviane Santos, a realização do evento surgiu dentro de uma elaboração dos educadores da educação infantil, eixos contemporâneos e da educação física, dentro de um contexto interdisciplinar pela sua abrangência em várias vertentes.

“As crianças aprendem a importância de preservar o meio ambiente, além disso, assimilam também de como conviver com seu colega, de maneira sociável, a respeitabilidade, ou seja, é um projeto que abre várias situações de aprendizado de competências e habilidades”, finalizou.

Há cinco anos participando do JEIMA, o CMEI Renata Holanda, situado no bairro Novo, Zona Leste da capital, já trabalha com os 489 alunos sobre a questão ambiental desde o início do ano letivo. Para a diretora da escola, Maria Goreti Araújo, as crianças lidam com as atividades dos jogos para uma conscientização desde cedo sobre a importância do meio ambiente.

“A contribuição do JEIMA na escola é muito significativo, porque nós já percebemos que os professores se envolvem, as crianças também gostam em virtude das atividades serem prazerosas no desenvolvimento do aspecto motor, de como cuidar do meio ambiente, enfim, elas trabalham com o material que seria desperdiçado e na verdade são aproveitados na confecção de acessórios utilizados pelos alunos”, completou.

Cada unidade educacional desenvolverá o JEIMA em seu ambiente escolar. No final de outubro, será realizado o encerramento dos jogos com a participação dos 10 melhores alunos de cada CMEI. Os finalistas serão premiados com medalhas (madeira reciclado) e brinquedos.