27/08/15 | 16:52
Jogos recreativos marcam penúltimo dia do Jaavas

LS - 27-08-15 - Jogos recreativos do JAAVAS (7)Os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) 2015 estão chegando ao fim. Nesta quinta-feira, 27, penúltimo dia do evento, mais de 300 participantes se reuniram no ginásio da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para participarem dos jogos recreativos adaptados. A atividade foi voltada para crianças com deficiências mais avançadas, como DI (Deficiência Intelectual) e PC (Paralisia Cerebral).

No ginásio poliesportivo foram montados vários circuitos. Os participantes foram divididos em grupos e os que tiveram fôlego se divertiram em todos os jogos. Entre as atividades, houve a condução de bola, na qual as crianças usavam duas madeiras para conduzir a bola em um determinado espaço, trabalhando, com isso, a coordenação motora. O banco sueco também foi bastante disputado. Nele, a pessoa com deficiência precisava caminhar sobre um banco de dois metros e se equilibrar.

LS - 27-08-15 - Jogos recreativos do JAAVAS (12)A atividade mais procurada foi a bola no cano. Nesse jogo, o competidor colocava a bola em um cano e precisava medir a força para que o objeto chegasse até a trave. A cada bola na rede, a torcida, em sua maioria formada pelas mães, vibrava. Bastante entusiasmada Leidiana Silva, gritava incentivando o filho, Gabriel Victor, 14. Ela contou que a criança tem paralisia cerebral, mas que com as atividades desenvolvidas no Complexo de Educação Especial André Vidal de Araújo, conseguiu avançar e, hoje, já consegue andar com muletas.

“Essa é a quarta vez que ele participa. Antes do Jaavas, o Gabriel não participava de nenhuma atividade e agora ele está na ativa e estou muito feliz. Antes ele nem andava, não segurava a cabeça. Era todo tempo praticamente deitado, mas hoje ele anda com apoio e fala com gestos que eu consigo entender”, comemorou.

LS - 27-08-15 - Jogos recreativos do JAAVAS (16)Acompanhando o neto Alefe Leão, 21, a aposentada Inocência Pereira compôs uma música para homenagear o Jaavas. Ela afirmava a todo momento que a criança, com paralisia cerebral, era a campeã da casa. Ele participou de 13 atividades e ganhou medalhas de participação em todos, enchendo a avó de orgulho.

“Eu fico feliz demais por ver ele participando. Ele faz tudo comigo. Toca violão, cavaquinho, pandeiro. Nos jogos ele ganhou 13 medalhas. É um campeão”, disse.

Acima da expectativa

LS - 27-08-15 - Jogos recreativos do JAAVAS (4)De acordo com a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, em 2015 o evento ultrapassou as expectativas e contou com a participação de 2,8 mil atletas. Ela explicou que os últimos dois dias dos jogos são voltados para crianças com maiores dificuldades motoras.

“Hoje, estão participando pessoas mais comprometidas, com PC’s e DI’s. Por isso, adaptamos jogos recreativos para que eles participem e ganhem medalhas. Isso é muito importante para a autoestima da pessoa com deficiência. A inclusão está ligada a autoestima. Temos que mostrar que eles podem para que eles consigam se desenvolver”, afirmou, ao lembrar que a participação da família é muito importante para o desenvolvimento dos alunos.

A quarta edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo será encerrada nesta sexta-feira, 28, com o Jaavas Kids, atividade de recreação adaptada voltada para crianças de 1 a 12 anos, na Escola de Educação Especial André Vidal.


Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054