19/07/16 | 10:34
Jogos noturnos 2016 vão reunir quase 3 mil alunos da rede municipal de ensino

Abertura dos IV jogos do ensino noturno. Parque do Idoso. Fotos Cleomir (14)A 4ª edição dos Jogos Noturnos vai reunir aproximadamente 2,7 mil alunos, de 66 unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A abertura dos jogos foi realizada na noite de segunda-feira, 18, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, reunindo alunos, gestores e assessores pedagógicos envolvidos na competição, que este ano terá como tema a “Garantia do direito de aprendizagem para construção de uma cultura de paz e de solidariedade”.

Os jogos noturnos buscam promover a socialização e inclusão social e são utilizados como ferramenta pedagógica para diminuir o índice de evasão escolar dos alunos que estudam durante a noite na rede municipal de ensino, aprimorando as habilidades motoras e cognitivas com o desporto escolar.

“O objetivo dos jogos é promover momentos de interação. É fazer com que os alunos possam melhorar cada vez seu rendimento escolar com uma prática pedagógica diferenciada e, sobretudo, é um mecanismo pedagógico que utilizamos para combater a evasão escolar noturna”, afirmou a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Euzeni Trajano.Abertura dos IV jogos do ensino noturno. Parque do Idoso. Fotos Cleomir (16)

Conceitos como espirito de equipe, disciplina, solidariedade e respeito ao outro são trabalhados durante os jogos, em atividades diferentes dedicadas aos alunos que, em sua maioria, estão inseridos nos grupos de trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar e precisam de mais estímulo para prosseguir na escola.

A competição envolve sete modalidades como futsal, voleibol, queimada, tênis de mesa, entre outras, individuais e coletivas. A novidade desta edição é a participação inédita dos alunos do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), segundo revelou o coordenador de Educação Física da Semed, Ronnie Mendes.

Ele contou, ainda, que o evento será dividido em duas etapas. “As seletivas, que são etapas classificatórias, ocorrerão no período de julho a agosto e a fase final, que reunirá as campeãs de cada modalidade vencedora da sua respectiva Divisão Distrital Zonal (DDZ), acontecerá no período de 26 a 30 de setembro”, explicou.

Abertura dos IV jogos do ensino noturno. Parque do Idoso. Fotos Cleomir (22)Expectativa

Um dos competidores é  Raimundo de Nonato, que estuda na turma do Promeapi. Segundo o aposentado de 75 anos, que vai competir no dominó, o sentimento é de ansiedade e ao mesmo tempo de alegria. “Dominó é o meu esporte preferido, quando jogo uno o gosto que tenho pelo esporte com a alegria de competir. Estou ansioso para jogar”, declarou.

Já  aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Alberico Antunes, Thaynara Leonel, que irá participar dos Jogos Noturnos pela primeira vez disputando a modalidade de futsal pretende levar o titulo de campeã de futsal feminino. “Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para levar o troféu para minha escola”, enfatizou.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054