14/11/14 | 15:00
Jogos Matemáticos reúnem alunos de escolas da Zona Norte

Aproximadamente 60 alunos de 20 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ 3), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta sexta-feira, 14, do 2° Circuito Educacional de Jogos Matemáticos. O evento aconteceu na Escola Municipal Engenheiro João Braga, no Manoa.

Além de levar diversão aos estudantes, os jogos são trabalhados como ferramenta pedagógica, que incentivam a concentração, atenção e raciocínio lógico. As atividades foram divididos nas modalidades xadrez, dama, dominó, quarto e rummikub. As medalhas e troféus estavam expostos logo na entrada da unidade de ensino, para incentivar os participantes a dar o melhor durante as partidas.

Segundo a chefe da DDZ Norte, Jane Selma Trindade, o maior vencedor do evento é o aprendizado dos alunos. Durante as atividades, o que parece apenas uma brincadeira, na verdade são ferramentas importantes para estimular o aprendizado.

“Essa atividade tem um fundo pedagógico muito importante. Além de trabalhar com as crianças o raciocínio lógico, trabalhamos a matemática, ciências e português. Então, é uma atividade de matemática, mas que está interligada com as demais disciplinas. Isso ajuda na sala de aula quando o professor vai trabalhar com questões que exigem concentração dos alunos”, disse.

Uma das novidades deste ano foi o quarto. Ele é um jogo de tabuleiro onde o jogador precisa alinhar na vertical, horizontal ou diagonal as peças com características semelhantes. Para isso,  é necessário ter estratégias e percepção espacial. A pequena Ingrid, 9, aluna da Escola Municipal José Augusto Roque, venceu o colega de classe João Victor, e se tornou campeã do torneio.

“No quatro, você tem que alinhar peças baixas, altas, peças brancas e pretas e também com buraco e redondo. Eu gosto de jogar o quarto. Eu sempre brinco com o João Victor que é meu vizinho. Eu jogo em casa”, contou a vencedora.

O mais praticado

O xadrez foi a modalidade com maior número de competidores. Concentrados, os alunos observavam atentamente a disposição das peças para aplicar a melhor jogada. Maria Luíza, 10, do 5º ano da Escola Municipal Rubens Sverner, confessa que não gostava do esporte, mas disse que se apaixonou ao começar a praticar.

“Eu aprendi a jogar na escola, por isso sou tão interessada. Eu vim aqui para ganhar um troféu. O xadrez é importante para mim, eu gosto muito. Nem todo dia eu brinco, mas fico com as jogadas na minha mente e sempre que posso jogo online também”, afirmou.

Está foi a segunda fase do Circuito de Jogos Matemáticos, onde os melhores de cada modalidade serão classificados para a fase municipal. Nela, estarão competindo alunos de todas as escolas de Manaus. O evento será no próximo dia 26 de novembro.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054