23/10/15 | 15:54
Jogos ensinam crianças de escolas da zona Leste a preservar o meio ambiente

LS - 23-10-15 - Jogos educativos (5)Boliche feito de bola de jornal e pinos de garrafas pets, amarelinha que ensina sobre a coleta seletiva e circuito ecológico. Essas foram algumas brincadeiras que divertiram mais de cem crianças de 11 escolas municipais da zona Leste de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 23, durante as atividades dos Jogos da Educação Infantil e Meio Ambiente (Jeima). O evento, que chegou a sua terceira edição, une o incentivo à consciência ambiental e o desenvolvimento psicomotor das crianças de três a cinco anos.

De acordo com a assessora de Educação Física da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 e coordenadora do evento, Aline Nascimento, o objetivo do Jeima é não somente trabalhar as questões ambientais nas crianças, mas também a parte social, uma vez que ela interage na construção dos brinquedos e no desenvolvimento motor das crianças.

“Uma vez que a maioria dos nossos brinquedos trabalha a psicomotricidade ou alguma questão cognitiva, seja de encaixe ou de contagem, todas as brincadeiras têm uma função pedagógica. Trabalhamos na consciência ambiental e no desenvolvimento como um todo”, explicou.

LS - 23-10-15 - Jogos educativos (11)Na quadra da escola municipal Leonor Uchôa, localizada no bairro Jorge Teixeira, foi montado o circuito de desafios, que tinha 11 etapas e grupos de dez crianças se revezando nas atividades. A diversão foi evidente. Um dos mais disputados foi o boliche. A cada acerto no alvo, uma festa de alunos e professores.

O estudante Douglas Santana, 6, do Centro de Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antônio Anastácio, disse que ficou muito contente em brincar com os colegas de classe. “Eu brinquei muito com meus sete amigos. Joguei boliche e passei por dentro do túnel”, contou o pequeno.

Já Lucas dos Santos, 5, também do Cmei Antônio Anastácio, ensinou o que aprendeu. “Eu não posso jogar lixo no chão porque se não dá bicho”, lembrou.

LS - 23-10-15 - Jogos educativos (6)Aprendizado

A dona de casa Gisele da Silva, mãe do João Gustavo, 5, contou que desde que o filho começou a participar das atividades do Jeima, ainda na escola, ela percebeu uma mudança de comportamento da criança. Gisele contou que ele, hoje, é um menino preocupado com a limpeza e conservação da casa e fica com raiva quando não é realizada a coleta seletiva dos resíduos em sua residência.

“Isso tudo ele aprendeu na escola. Gosta de participar. Ele sempre insiste para que eu participe e comentou muito sobre como fez os brinquedos, sobre o meio ambiente mesmo. Há pouco ele viu um lixo no chão e foi juntar e jogou no lixo”, falou.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054