14/08/14 | 16:13
Jogos do Ensino Noturno envolverá 1.6 mil alunos de 72 escolas

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 13, a cerimônia de abertura do II Jogos do Ensino Noturno (JEN). O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorreu no Parque Municipal do Idoso, localizado na Rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul.

O JEN tem o objetivo promover a prática do desporto como instrumento na formação de cidadania, contribuir para a redução dos índices de evasão escolar no turno noturno, proporcionar aos alunos do ensino noturno da rede municipal de ensino a prática esportiva na forma de competição, além da valorização dos alunos, como destacou o secretário municipal de educação, Humberto Michiles.

“Os jogos levam a importância da integração, o esporte reedita a sua vida, como o esforço para conseguir as vitórias e saber lhe dar com as derrotas. Durante os jogos é trabalhada a importância do coletivo, é um momento de alegria, entusiasmo para os alunos do turno noturno, que tem algumas dificuldades para realizar essas atividades. É muito importante que eles se sintam incluídos, valorizados e prestigiados”, relatou.

 

Em 2014, o JEN envolverá 1.6 mil alunos de 72 escolas da rede municipal de ensino, como informou um dos coordenadores do evento, o assessor de Educação Física, Zacarias Lopes, da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed.

“A primeira fase dos Jogos do Ensino Noturno ocorre nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) de cada escola, os campeões passam para a fase final, que vai ocorrer do dia 22 ao dia 26 de setembro. Esse ano terá sete modalidades de competição, sendo que duas delas são de caráter individual e cinco de caráter coletivo. A novidade deste ano é que vamos ter o jogo de Damas e, também, decidimos manter a modalidade Lance Livre, voltada apenas para alunos da terceira idade”, informou.

Aluno da 4ª fase (7º e 8º ano), na Escola Municipal Vicente de Paula, no bairro Japiim, Zona Sul, Manoel Ferreira de Sena, 54, vai participar dos JEN na modalidade de Lance Livre e se mostrou confiante por já ter participado.

“Ano passado eu participei e fomos campeões. É muito legal ter essa oportunidade de participar dos jogos mesmo estando em uma idade mais avançada. É uma forma de descontração para nós alunos da noite, que podemos interagir com outras escolas”, relatou.

A aluna Tamires de Deus Lira, 24, que está na 1ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal João Paulo II, no bairro Puraquequara, zona Leste, ainda não escolheu em qual modalidade vai competir, mas aprova a realização do evento.

“Além de ser uma forma de diversão, podemos aprender com o esporte, conhecer outras pessoas e obter novos conhecimentos. Espero que a nossa escola se saia bem na competição e podemos sair com vitórias”, disse.

Os Jogos do Ensino Noturno vai contar com as modalidades de Futsal, Queimada, Vôlei, Tênis de Mesa, Dominó, Dama e Lance Livre.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos