27/11/18 | 12:18
Joafri reúne alunos de unidades da DDZ Oeste em manhã pedagógica e lúdica

Alunos de 10 unidades da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ Oeste)  participaram na manhã desta terça-feira, 27/11, de uma série de atividades lúdicas e pedagógicas, envolvendo curiosidades e esportes típicos da  cultura africana e afrobrasileira. A aula diferenciada aconteceu durante a 6ª edição dos Jogos de Origem Africana (Joafri), que foi realizada na quadra da Escola Municipal Rodolpho Valle, no bairro da Redenção. O público-alvo da atividade foram as crianças da Educação Infantil, com idade de 3 a 6 anos.

Segundo umas das coordenadoras da atividade, Josiane Valle, a programação teve a  intenção de discutir sobre a diversidade de forma pedagógica, a fim de proporcionar uma aula contextualizada sobre a lei 10.639,  que trata sobre a obrigatoriedade do  ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas do país, por meio da prática esportiva.

“A atividade tem a ideia de atrelar a educação física com atividades motoras com um contexto  pedagógico, trabalhando entre outras coisas a lei 10.639/2003, que trata  sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas do país”, explicou.

Atividades

A competição foi disputada em duas modalidades: cabo de guerra – conhecido na África como Pengo-Pengo e praticado, segundo estudos, desde antes de Cristo – e o tiro ao alvo, chamado de Guerra Uriziga.

Para o cabo de guerra, foi montado um tatame e cada equipe tinha cinco competidores. Vencia quem fazia o adversário andar um metro de distância com a corda nas mãos. Já no tiro ao alvo, um arco foi amarrado no barbante da trave e o objetivo do jogo era arremessar uma lança dentro da circunferência.

Um dos atletas foi José Pedro Padro, 6 anos, aluno do 2º período do  Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raimundo Figueiredo Souza. Ele contou como foi participar da atividade.

“Foi experiência muito legal, porque foi que saí da escola para brincar e jogar com outras  crianças e, ainda, ganhar uma medalha. Adorei”, disse.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054