22/08/19 | 10:40
Jaavas realiza provas de atletismo da pista da Vila Olímpica de Manaus

O atletismo marcou o segundo dia dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus). A disputa, que contou com a participação de aproximadamente mil alunos de escolas públicas e privadas de Manaus e outros municípios, foi realizada nesta quinta-feira, 22/08, na pista da Vila Olímpica de Manaus, zona Oeste.

“Hoje nós disputamos somente o atletismo com três provas: salto, corrida e arremesso. Participaram pessoas de Iranduba, Presidente Figueiredo e Tefé. Começamos com os kids, de 1 ano e meio, depois aumentando a idade e as distâncias também”, explicou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral.

O evento contou com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lago, que além de participar dos jogos ainda apresentou alguns dos seus projetos.

“A importância do Jaavas para as pessoas com deficiência é toda possível porque conseguimos demonstrar que realmente podemos participar de todos os segmentos da sociedade. Estamos aqui com dois projetos que são o circuito motor e a cinoterapia”, apontou a secretária.

A importância do Jaavas foi ressaltada pela professora da Escola Municipal Cleonice de Menezes, Aldenora Pinheiro, que ministra aula para a Classe Especial e que levou cinco crianças para participar das disputas de atletismo.

“A gente sabe que atividade física é importante para qualquer pessoa. Trazer esses alunos para cá é motivá-los é permitir que eles tenham uma boa autoestima, permitir que eles se sintam úteis em toda sociedade”, comentou.

O professor e treinador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Iranduba também falou sobre o evento. “O objetivo aqui é que eles participem, façam interação e tenham oportunidade. Nosso objetivo é que esses alunos se desenvolvam nos esportes e se tornem paratletas”.

Jaavas
O Jaavas acontece durante a semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. Na edição deste ano participarão mais de 40 escolas das redes pública e privada, com 3,1 mil estudantes com deficiência, que disputarão as modalidades: basquetebol, futsal, atletismo, jogos de piscina, bocha, dama, paraciclismo, goalbol, peteca, boliche, dominó, queimada, tênis de mesa e voleibol sentado.

Os jogos são realizados em diversos palcos, como a pista de atletismo da Vila Olímpica, as instalações da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo.

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054