29/06/17 | 14:35
Jaavas 2017 já está com mais de 500 alunos com deficiência inscritos

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a 6ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até esta quinta-feira, 29/6, mais de 500 pessoas haviam se inscrito. Considerado o maior evento esportivo do Estado do Amazonas para pessoa com deficiência, neste ano, a meta do Jaavas é atender um público de três mil estudantes com deficiência. Podem participar escolas da rede pública, particular e instituições parceiras, que compartilham da educação inclusiva da Semed, por meio do site https://semed.manaus.am.gov.br/jaavas/.

Os Jaavas visam atender a todas as deficiências, independentemente do grau: leve, moderado ou grave. Os jogos serão realizados no período de 21 a 28 de agosto, atendendo alunos com autismo, deficiência intelectual, física, visual, auditiva e síndrome de down. No total, serão realizadas 30 atividades, entre elas: bola ao cano, bocha, basquete, futsal, dominó adaptado, vôlei sentado, queimada, taco ao alvo, natação, jogos de piscina, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Jaavas da Semed, Shirley Amaral, os jogos atendem crianças a partir de 1 ano. Ela alertou para a importância da participação dos alunos.

“Nosso período de inscrição é bem extenso, de dois meses, justamente para que os professores tenham tempo de avaliar em que modalidade seu aluno pode competir. É uma competição, mas na verdade é uma participação e um estímulo que a Semed oferece ao estudantes, para que sejam incluídos em todas as camadas sociais”, explicou.

As disputas dos jogos serão na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/AM), na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. No final de cada atividade, os participantes serão premiados com medalhas e as escolas da rede pública, particular e instituições parceiras receberão troféus.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Foto: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054