16/05/12 | 19:08
IV ENCONTRO DE DIRETORES DO ENSINO NOTURNO

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na última terça-feira (15), no auditório do DDPM, mais um encontro destinado aos diretores das 108 escolas da rede municipal de ensino que realizam o atendimento do ensino noturno. No evento compareceram assessores pedagógicos, gestores, chefes de divisão e também a presença do Subsecretário de Gestão Educacional Suames Maciel. O objetivo deste encontro foi promover um momento de reflexão e interação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pelos educadores do ensino noturno.

Este encontro serviu como uma ação pedagógica que irá contribuir na permanência do aluno no ambiente escolar. Ao longo dos anos muitas escolas da capital realizavam o atendimento no noturno, e mesmo assim sofriam consequências graves que prejudicavam diretamente no processo de ensino e aprendizagem devido a dois fatores: altos índices de evasão escolar e a violência urbana. Para não comprometer a educação dos alunos do noturno, foi criado desde 2011 pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF) o I EDEN – Encontro de Diretores do Ensino Noturno, que teve como foco principal motivar os gestores das escolas que trabalhavam neste horário, visando também promover maior interação escola e Semed. No mesmo ano foi realizado o II EDEN, mas desta vez as DREs é que apresentavam os relatos de experiência aos gestores de cada zona. No III EDEN o objetivo foi socializar as ações que as escolas do noturno realizaram naquele ano.

Para uma das coordenadoras do evento, professora Rusinéia Pontes da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), a ação representou um sonho realizado. “Antes era muito difícil trabalhar com o noturno, mas agora a secretaria voltou suas atenções às escolas que sofriam com os altos índices de evasão escolar visando dar todo um suporte técnico e pedagógico aos gestores criando ações mais eficazes e de permanência dos alunos. Podemos destacar a educação física que servirá como uma ação exclusivamente para as escolas buscarem desenvolver atividades que estimulem a participação e permanência dos alunos no âmbito escolar assegurando o aprendizado dos alunos”, destacou Pontes.

Outra que ficou contente com o trabalho desenvolvido pela secretaria foi a gestora da Escola Municipal Prof. Agenor Ferreira Lima, Lélia Torquato, da DRE V. “Creio que é importante despertar para esse lado do ensino noturno. A impressão que tínhamos que nós éramos esquecidos, e agora com a preocupação da secretaria esta ação só irá contribuir positivamente nas ações que realizaremos dentro da escola. Estamos trabalhando com uma equipe visando a conscientização dos alunos, porque estudar ainda faz a diferença na vida das pessoas”, comentou Lélia.

Em seguida foi a vez do Subsecretário de Gestão Educacional Suames Maciel destacar alguns pontos positivos do atendimento às escolas do município.

“A Semed está trabalhando na valorização do professor, e sabemos da realidade que todos vocês enfrentam diariamente. O resultado deste trabalho está sendo alcançado por uma única razão: o envolvimento da causa e o comprometimento de todos nós pela educação. É um momento histórico na administração municipal que se preocupa em oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos. Se não realizarmos ações eficazes teremos um grande prejuízo aos cofres públicos e também um prejuízo social.

Só para vocês terem noção o aluno do ensino fundamental gera um gasto em torno de 1770 a 2770 reais, principalmente aqueles que abandonam a escola. O prejuízo social está ligado diretamente ao envolvimento com drogas, dentre outros. Todos nós sabemos que o professor é a maior autoridade da comunidade. Ele atua na essência. Não esqueçamos isso: a polícia reprime, enquanto que o professor ele ensina. Vamos reconstruir a imagem do professor, e nós podemos transformar através da educação. Temos um desejo de conquista, educar e transformar as pessoas. Somos nós que faremos a diferença lá na frente”, enfatizou  Maciel.