04/05/12 | 13:47
Internet a serviço da informação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou na última quarta-feira, (2), a 77ª unidade de Telecentro em Manaus. A grande beneficiada foi a Escola Municipal Arthur Cézar Ferreira Reis, localizado no Conjunto Novo Horizonte, zona Centro-Sul de Manaus. Esta nova unidade vai beneficiar diretamente 425 alunos das comunidades do jacarezinho, avenida das torres e adjacências.

Além dos projetos pedagógicos como Programa Mais Educação, Viajando na Leitura, Matemática Viva, Mania de Ler dentre outras, a partir de agora, recebe da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação os espaços digitais chamados de Telecentros que estarão à disposição dos alunos e comunitários a partir da próxima semana.

Os mais de 425 alunos do 1º ao 5º ano poderão participar das atividades oferecidas pelo espaço digital oferecido à escola, e seus pais também serão convidados a participarem de oficinas profissionalizantes oferecidas pela Semed.

A informática deve habilitar e dar oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o acesso de ensino e aprendizagem. Enfim, ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do aluno. Esta é uma das propostas dos Telecentros que deverão permear o ambiente escolar como um todo.

Segundo a gestora, Claudia Oliveira, o espaço servirá como um elo entre escola e comunidade. “O projeto é de suma importância para o aprendizado dos alunos. Estamos satisfeitos com a implantação deste núcleo na comunidade que atenderá inicialmente aos alunos e em seguida iremos estender aos pais para que eles fiquem mais próximos da comunidade escolar acompanhando o aprendizado dos próprios filhos. Todos estão ansiosos para começarmos as atividades. O que posso dizer que temos uma boa equipe escolar e isso faz a diferença. A entrega deste espaço digital é um marco na educação das crianças. Agora com o  empenho do Dr. Mauro Lippi nossas crianças terão um ensino de qualidade. O que estamos vivendo são os novos tempos”, afirmou a gestora.

Quem estava bastante ansioso pela entrega do espaço foi o aluno Abraão Caetano do 4º ano C. “Aqui a gente vai aprender muito mais, e também ajudar os nossos pais. Não vamos gastar mais dinheiro tendo que ir às lan houses, porque vamos pesquisar e imprimir nossos trabalhos de forma gratuita. A gente vai aprender e nossos pais também. Não vou sentir muita dificuldade em usar o computador porque já fiz um curso no projeto Mais Educação e agora com esse Telecentro vou aprender muito mais”, afirmou Caetano.

Em seguida foi a vez da Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, localizado na comunidade do Novo Reino II a ser agraciado com mais um espaço digital. A escola é a 78ª unidade que irá atender mais de 1313 alunos do 1º ao 9º do ensino fundamental.

As atividades na escola devem começar a partir da próxima semana, quem garante é a diretora da escola Leocádia Neta. “Estamos nos planejando para atender toda comunidade escolar e trazer novos cursos profissionalizantes aos pais e comunidade em geral. Quem for participar deste projeto só tem a ganhar”, comentou Leocádia.

Segundo o aluno Leonardo Oliveira do 9º ano B, a partir de agora será mais interessante estudar por meio do computador. “Com certeza vamos aprender mais e não vamos ficar na biblioteca tendo que ler os livros. É um ambiente bastante interativo e dinâmico. Fico feliz em saber que meus pais poderão utilizar este laboratório para fazer pesquisas e outras coisas sem gastar nada para acessar a internet, além de fazermos cursos profissionalizantes”, comentou Leonardo.

Para o Secretário Dr. Mauro Lippi, este espaço veio para beneficiar a comunidade escolar e proporcionar melhores condições ao processo de ensino e aprendizado das crianças. “Estes computadores estão dotados de joguinhos pedagógicos que vocês poderão aprender brincando. Quem tiver um computador, smartphone, notebook, poderá acessar a internet dentro da escola. Internet sem fio servirá a todos os moradores e do entorno escolar. Esta é uma homenagem a vocês porque na rede temos mais de 506 escolas e apenas 219 foram selecionadas. Ambientes digitais ainda serão entregues às outras zonas da cidade. Vamos fazer tudo o que tem que fazer para levar o conhecimento às crianças. O espaço servirá também aos pais e àqueles que queiram dominar esta ferramenta do mundo moderno”, afirmou Lippi.