19/04/18 | 10:43
Inscrições para cadastro reserva para o Programa Mais Alfabetização começam dia 23 de abril

Entre os dias 23, 24 e 25 de Abril estarão abertas as inscrições para seleção de cadastro reserva de assistente de alfabetização voluntário para atuar no Programa Mais Alfabetização de 2018. A seleção cumpre a Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), que tem a ideia de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental para fins de leitura, escrita e matemática.

As inscrições serão realizadas por meio do link no banner na página da Semed. Para mais informações basta ligar para  3632-2494.

A seleção se dará em três etapas: análise do perfil do candidato inscrito; análise de documentos e entrevista. Poderão participar da seleção estudantes de graduação a partir do 5º período e/ou graduados em Institutos e Universidades Públicas ou Privadas, no curso de Pedagogia Normal Superior.

Segundo a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), Jussara Marques, os assistente são importantes suportes no trabalho do professor que atuam na diminuição das dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização.

“O assistente será um suporte para o professor. É bom entender que o assistente não vai atuar separado do professor, porque é ele quem dará o direcionamento para um trabalho em conjunto”, explicou.

O Programa Mais Alfabetização é uma Política Nacional de Alfabetização lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Os assistentes de alfabetização atuarão em 274 unidades que trabalham com programa. As atividades serão consideradas de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando qualquer vínculo empregatício.

 

Texto: Emerson Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação