12/12/12 | 15:51
Inovação e tecnologia chegam à Escola Mul. Ruth Costa

Um novo espaço pedagógico, ou melhor, uma unidade conectada à rede mundial de computadores e às diferentes mídias educacionais. Assim pode ser definido o 136º Telecentro inaugurado na tarde desta última terça feira, (11), na Escola Municipal Profª Ruth Costa, localizada no Núcleo 16, Bairro Cidade Nova, zona norte da cidade.

Os telecentros foram firmados mediante a parceria da Secretaria Municipal de Educação – (Semed) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desde o mês de fevereiro vem tornando possível o acesso à internet a vários bairros da capital.

O momento contou com a presença de pais, discentes, comunitários, comunidade escolar, assessores da Divisão Regional de Educação ( DRE IV) e do Subsecretário, Luís Fabian Pereira.

Diferente das outras inaugurações, esta teve o pronunciamento da aluna, Diennifer de Oliveira, do 5º ano, 11. Na oportunidade, a mesma falou do novo espaço inclusivo.

“O telecentro é um patrimônio nosso e, por ser nosso, devemos cuidar e valorizar para que possamos desfrutar desta nova ferramenta o máximo possível. Vale ressaltar que essa nova ferramenta será de extrema importância para  nossa formação. Obrigada!”, relatou a aluna.

O Subsecretário destacou que a Secretaria não mede esforços para que os alunos tenham uma boa estrutura física e pedagógica. Ressaltou, também, que isso se evidencia não só em palavras, mas sobre tudo em fatos e atitudes concretas como a elevação do IDEB de 3,6 para 4,1 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 2, 9 para 3,1 nos finais e a implantação dos Telecentros fazendo com que a educação no município se torne mais produtiva para profissionais da educação e mais interessante para os discentes.

“Pelo sucesso de nossos alunos trabalhamos incessantemente. O Telecentro é mais uma prova disso. Esse processo começou em fevereiro deste ano e ao longo do mesmo vem propondo um meio de aprendizagem diferenciada à rede municipal. Mas ele irá servir não somente aos alunos, mas, também à comunidade que poderá fazer cursos e ter acesso à internet de forma gratuita”, disse.

Segundo a gestora, Maria Leonora, com o telecentro a escola terá muito a ganhar.

“ Os pais nos procuravam para cadastrarmos as carteiras estudantis dos seus filhos, mas infelizmente era muito difícil. Agora, tanto essa tarefa como as demais se tornaram mais fáceis. Isto é um avanço em nossa escola. Sinto-me feliz pelo fato da escola por intermédio da Secretaria Municipal de Educação poder proporcionar esse espaço de inclusão digital para os alunos e comunidade”, explicou.

O aluno do 5º ano, Max Lucas, 10, já possui internet na sua residência, mas ficou feliz em saber que vai poder usar essa ferramenta, também, na escola.

“Já utilizo a internet em casa, mas estou feliz por saber que vou fazer meus trabalhos, cursos e aprender mais com o auxílio da internet, também na escola”, afirmou.

A Escola Municipal Profª Ruth Costa atende 466 alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nos turnos vespertino e matutino.