30/09/11 | 16:01
Inicia amanhã Projeto de Reforço Escolar que prepara alunos para a Prova Brasil

Os alunos da Escola Municipal Vicente Mendonça Junior, recebem neste sábado (1º de outubro), de 07h30 às 11h, o projeto de reforço escolar ‘‘Pais na Escola’’, que oferece aulas de português e matemática como preparação para a Prova Brasil (prova de diagnóstico INEP/MEC). O evento é promovido pela Fundação Mário Tavares em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJE).

Para o secretário da Semje, André de Souza, a educação dos jovens deveria ser uma preocupação de todos e iniciativas como esta precisam de apoio para se fortalecer. ‘‘Nós acreditamos no sucesso do evento porque melhorando a educação dos nossos alunos estaremos dando a eles a oportunidade de um futuro promissor. É preciso quebrar esse tabu de que somente as escolas privadas tem um ensino de qualidade”, afirmou.

De acordo com o coordenador do projeto, Waldemar Souza, a ação pretende trabalhar com as disciplinas que os alunos têm mais dificuldades e o perfil social de cada família. ‘‘Criar um reforço escolar para ajudar nossos filhos e tratar do meio familiar com a ajuda psicológica é uma forma de mostrar a população que o bairro também promove ações positivas em prol da comunidade’’, disse.

A Escola está localizada na Rua Aurora, no Bairro Grande Vitória, Zona Leste, e beneficiará 119 alunos divididos em seis turmas do 5̊ ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 11 a 13 anos. A ação conta ainda com o apoio da Faculdade Táhirih que disponibilizará alunos de Pedagogia para ministrar as aulas de português e matemática.

O projeto “Pais na Escola” será realizado aos sábados com aulas de reforço para turmas alternadas e um simulado da Prova Brasil que acontece no dia 20 de novembro. Além do reforço escolar, os estudantes irão receber no intervalo das aulas atividades socioculturais-esportivas como sala de leitura, xadrez, dominó, capoeira e tênis de mesa. A escola Municipal Vicente Mendonça Junior pretende melhorar a colocação obtida no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2009, onde ficou em 4º lugar.

Secretaria Municipal de Juventude – SEMJE