Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 30 de outubro de 2020
-->
25/07/18 | 10:57
Infraero discute parceria com DDZ Oeste para trabalhar Educação Ambiental e prevenir acidentes envolvendo aves e aeronaves

Gestores das 86 unidades escolares da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ Oeste) estiveram reunidos na sede da divisão, localizada na Alvorada, zona Oeste de Manaus, nesta terça-feira, 24/7, para a reunião mensal. Desta vez, além dos informes habituais, estiveram presentes representantes da Infraero para falar sobre os fatores de risco ao meio ambiente e possíveis causas de acidentes aéreos na região. A intenção é levar as informações até as escolas.

Durante a reunião, foi firmada parceria com a finalidade de conscientizar e criar redes de distribuição de conhecimento, por meio de oficinas que serão ministradas por profissionais da Infraero.

A gerente pedagógica da DDZ Oeste, Amanda Hayden, considera que essa parceria será importante porque todos os condicionantes sociais passam pela escola e permeiam o trabalho que devem ser debatidos.

“Levando em consideração que essa conscientização ambiental já é um trabalho da secretaria e olhando pelo prisma da Infraero, precisamos fazer parte dessa campanha. Hoje, os diretores foram sensibilizados a causa e esperamos conseguir multiplicar esse trabalho para todas as 86 escolas da DDZ”.

A importância dessa parceria está em prevenir que ocorram acidentes envolvendo a colisão de aves e aeronaves. A poluição ambiental vem aumentando desse tipo de acidente. Durante todo o ano de 2017, foram registrados seis casos e até o final do primeiro semestre de 2018 já tivemos o mesmo número.

O responsável pelo Meio Ambiente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Alírio Vidal, conta que esses animais são atraídos por resíduos, falta de cuidado, não condicionamento e recolhimento do lixo, terrenos sem a cerca, que propiciam diversas situações. Para ele, a união de diversas entidades com a sociedade é um fator decisivo para a diminuição dessas incidências.

“Todos têm que se unir para que não venha acontecer um mal maior e estamos aqui para achar um meio que resolva essas situações. Estamos aqui para iniciar uma parceria junto aos professores para que eles possam levar junto aos seus alunos essa consciência ambiental e que sejam multiplicadores nas suas casas, bairros e famílias”.

O gestor da Escola Municipal Nestor Soeiro, Antônio de Jesus, aprovou a iniciativa e acrescentou que por meio da escola eles conseguem realizar uma conscientização na comunidade. Ele destacou, também, que no ambiente em que a escola está situada, o Tarumã, possui uma das maiores áreas verdes da cidade, o que segundo ele torna ainda mais importante o cuidado com o descarte correto dos resíduos.

“A partir dos alunos, as famílias vão ter uma sensibilidade maior. Eles vão estar mais conscientes da questão ambiental a partir do seu local, que será expandido para um contexto mais geral”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação e Lton Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054