15/03/12 | 18:22
INCLUSÃO DIGITAL

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou na última quarta-feira, (14), mais três novos Telecentros aos alunos das escolas Rodolpho Valle (Redenção), Antônio Moraes (Monte das Oliveiras) e Jornalista Sabá Raposo (Monte das Oliveiras).

Na EMEF Rodolpho Valle cerca de 940 alunos do ensino fundamental serão atendidos com a implantação do Telecentro.

“Os alunos poderão participar das atividades oferecidas pelo núcleo todos os dias. Cada aula terá duração de uma hora, já os comunitários terão acesso ao laboratório às segundas, quartas e sextas-feiras com horários alternados. Nenhum aluno ficará de fora do programa, e quem tiver interesse é só se cadastrar na escola para acessar a internet gratuitamente. É uma boa oportunidade para promover a inclusão digital. Nossa comunidade ainda é carente desses recursos e isso servirá como um estímulo para os moradores interagirem com o mundo globalizado”, afirma Admilson Cruz, coordenador do Telecentro.

Segundo o titular da pasta, Mauro Lippi, até o final de março serão inaugurados 50 Telecentros na rede municipal de ensino. “Estes espaços digitais serão entregues aos moradores totalmente informatizados e qualquer pessoa que tenha um computador poderá ter acesso à internet de graça. Muitos dos filhos de vocês ficavam nas lan houses até tarde da noite e ninguém os acompanhavam em suas atividades pedagógicas, mas agora com este núcleo seus filhos terão acompanhamento da direção da escola e também do coordenador”, diz.

Em seguida foi a vez da EMEF Antônio Moraes, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus a ganhar mais um espaço tecnológico. A escola atende aos alunos do 1º ao 9º ano, e, segundo o gestor Haroldo Almeida, os 840 alunos participarão do programa. “Nossos alunos saem na frente e eles serão os verdadeiros beneficiados com o programa. Essa ferramenta pedagógica será mais um recurso que irá auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem”, comenta.

Os moradores da comunidade e adjacências também poderão se cadastrar nos núcleos. “Temos muitos pais que fazem faculdade e no Telecentro eles poderão usufruir deste espaço. A comunidade e todos os educadores terão acesso sem pagar por este serviço. A Prefeitura não está medindo esforços para mudar a cara da educação no município de Manaus. Estamos sim investindo pesado em recursos tecnológicos e nossas escolas não ficam atrás das escolas particulares. Queremos oferecer o melhor na educação de nossos alunos e vocês receberão materiais pedagógicos que farão a diferença”, comenta Mauro Lippi.

As ações na Escola Antônio Moraes serão realizadas nos seguintes horários: 8h às 11h (matutino); 14h às 17h (vespertino) e 19h às 21h (noturno). Os cursos serão ministrados no turno em que o aluno está matriculado. Os comunitários também serão inseridos nas atividades, mas a escola ainda está organizando o horário de atendimento.

A outra escola a ser beneficiada com o programa Telecentro foi a EMEF Jornalista Sabá Raposo, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus.

De acordo com o coordenador do núcleo, Osenildo Maciel, os quase 1500 alunos poderão participar das formações e cursos oferecidos na escola. “É um ganho muito importante para os professores, alunos e comunitários. Um espaço que será bem aproveitado por todos nós. Isso é inédito dentro da rede municipal e vejo que os alunos terão a oportunidade para se prepararem para enfrentar o mercado de trabalho”, afirma.

Quem ficou satisfeita com a inauguração do Telecentro foi a aluna do 9º ano, Josiane Inomata, (15). “Para mim é um programa excelente. Com toda certeza irá nos ajudar na qualificação profissional. Inclusive, chamaremos nossos pais para participar das atividades, e eles precisam aprender conosco a manusear o computador e aplicar no seu trabalho”, garante.