10/08/11 | 17:26
Inauguração dos playgrounds em escolas do município

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, o primeiro dos 200 playgrounds que devem ser instalados nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino.

A primeira escola beneficiada foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Onias Bento, na Aliança com Deus, zona Leste de Manaus. O CMEI, que possui 330 alunos de educação infantil, recebeu quatro ‘parquinhos’ em sua área, que vão dar aos alunos uma nova ferramenta de socialização, lazer e disciplina.  O parquinho conta com balanços, escorregadores, ‘Casa do Tarzan’, e gangorra, entre outros brinquedos. “Esta é uma ferramenta muito importante para a socialização das crianças. Vamos poder ter vários momentos diferentes agora e ajudar a desenvolver, também, o aspecto motor e disciplinar de todos os nossos alunos”, explicou a diretora do CMEI, Enir da Silva.

Todo o parque é desenvolvido com material de primeira linha. Os brinquedos são feitos com madeira certificada, dos tipos itaúba, maçaranduba, angelim pedra e angelim ferro.  “Estas madeiras são de qualidade e apropriadas para o calor da nossa região. O material é bem resistente e é feito pra durar, aproximadamente, de 10 a 12 anos”, garantiu Agostinho Farias, diretor-presidente da Natal Indústrias, empresa responsável pela instalação dos parquinhos nas escolas. “A idéia é que até setembro já tenhamos todos os parques instalados nas 200 escolas”.

O secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou a implantação dos parquinhos como uma fase posterior à reforma de 250 escolas da rede municipal de ensino, que inclui uma boa parte dos CMEIs. “Conseguimos recuperar boa parte do nosso parque escolar, com muita dificuldade, e agora estamos podendo dar mais este importante passo no incentivo à educação infantil da nossa cidade. O prefeito Amazonino Mendes tem dado todo o provimento necessário para levar essas melhorias que as comunidades merecem”, destacou o secretário, que ao chegar à escola se deparou com as crianças brincando nos parquinhos antes mesmo da inauguração oficial.

Durante a cerimônia, os pais prestavam atenção na programação oficial, enquanto as crianças se divertiam nos brinquedos. Uma delas era a pequena Sofia, de 3 anos, aluna do maternal III e filha de Ketlen Santos, 20. A mãe da criança elogiou bastante a iniciativa da Semed. “Este CMEI é muito bom e só estava  faltando mesmo este parquinho para as crianças. Tenho certeza que minha filha vai poder aprender muito mais até na hora das brincadeiras, principalmente na parte disciplinar. Ficou maravilhoso”, afirmou ela.

Importância pedagógica

De acordo com a Chefe da Divisão da Educação Infantil da Semed, Deuza da Fonseca Ribeiro, a brincadeira poder desenvolver a coordenação motora da criança, bem como suas habilidades visuais e auditivas, além do aprendizado que os brinquedos proporcionam aos menores. “Nós entendemos que o brincar dos alunos pode desenvolver várias habilidades que são úteis ao crescimento das crianças como um todo. Brincando elas começam a entender como as coisas funcionam. A implantação dos parquinhos é algo essencial que só vem para melhorar a educação infantil e contribuir também na formação pedagógica de nossos alunos”, explicou.