27/06/12 | 16:37
Implantação do Data Center do Telecentro

Na manhã desta quarta-feira, 27, o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, inaugurou a unidade central Data Center do Telecentro que dará suporte aos 219 Telecentros, uma ação de inclusão digital na rede de ensino da Prefeitura de Manaus em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Data Center do Telecentro funcionará 24 horas e ficará instalado na Divisão de Gestão de Tecnologia de Informática (DGTI) da Semed. O suporte será dado por profissionais da divisão, entre analistas, técnicos e um gerente de rede da Secretaria.

Segundo o Secretário da Semed, Mauro Lippi, o equipamento dará um suporte gigantesco no parque de informática na interligação entre as escolas municipais e, sobretudo a inclusão digital que está acontecendo em nossa administração, além do convênio com o governo federal na implantação dos Telecentros que beneficia os alunos e a comunidade em torno da escola.

“Esse equipamento é exatamente todo um conteúdo que ficará concentrado no recebimento das informações do Telecentro. É um servidor que armazena as informações necessárias em relação ao funcionamento, acompanhamento e assessoramento dos Telecentros. A Semed alcança, com esse momento, um degrau importante no processo educacional da inclusão digital no município de Manaus”, explicou.

Com a implantação do Data Center, além do suporte tecnológico aos 219 Telecentros na rede municipal de ensino, o sistema também contribuirá nos cursos de educação à distância, sem que os professores se desloquem de sua unidade educacional, principalmente os que trabalham na Zona Rural da cidade. Outra vantagem é que o Data Center disponibilizará o acesso dos usuários cadastrados, em um dos Telecentros, a outro em qualquer zona geográfica da cidade com sua senha ou login.

De acordo com a Chefa do DGTI da Semed, Rosalina Moraes, a central disponibilizada pela prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria faz parte de um complexo da rede que ficará responsável pelo processamento pesado e a partir daí todos os Telecentros ficarão conectados para a funcionalidade geral do sistema em toda rede.

“A capacidade do Data Center no processamento e armazenamento é imensa em relação as estruturas que estão montadas nas escolas municipais. Por isso, é natural que os dados fiquem concentrados nele, além de servir de repositório de informações para os cursos de educação à distância e toda parte dos aplicativos de web embarcados nesse equipamento”, finalizou.

            Data Center do Telecentro – Características técnicas

O equipamento é composto de dois grandes nobreaks de 40 Kva, suficiente para suportar todo serviço do Data Center no apoio aos 219 Telecentros da rede municipal de ensino.

Composição: 2 servidores: 1 processadores Intel Xeon 5550 de 4 núcleos; total de 8 processadores ; 16GB Ram; 2HD’s de 146 GB em RAID 1; 2HBA’s de fibra ótica para interconexões.

Storage: IBM Storwize V7000; 24 HD’s SAS com capacidade total de 19 TB, equivalente a 9.500 pen drives de 2 GB.

Backup: IBM Tape Library TS 3100; Capacidade para até 24 fitas LTO; armazenamento de até 66 TB de arquivos.

Telecentros

Já foram inaugurados 103 Telecentros nas escolas municipais. O chamado 3º lote de entregas da prefeitura de Manaus, por meio da Semed, inicia dia 16 de julho, com 35 na Zona Urbana e 13 na Rural.

O Telecentro é um espaço aberto a toda comunidade, com computadores conectados à internet, e tem como intuito levar a inclusão digital às escolas e aos bairros de Manaus. Esses locais vão oferecer o uso da internet para pesquisa e trabalhos escolares, cursos à distância para estudante, aulas de informática para os moradores do bairro, além de internet sem fio para a comunidade.