21/06/11 | 16:44
III Feira de Leitura da EMEF Firme na Fé

Estimular as crianças para as diversas formas de leitura foi a ideia principal da III Feira de Leitura promovida pela EMEF Firme na Fé localizada na Rua 11, n. 440, Alvorada III, Zona Centro-Oeste de Manaus.  As atividades aconteceram nessa terça-feira, (21), das 8h às 16h e contou com apresentação de fantoches, cantigas de roda, poemas e apresentações de várias temáticas relacionadas à leitura nas salas de aula.

Com o tema “Vivenciando o Maravilhoso Mundo da Leitura” alunos e professores realizaram a pesquisa sobre seus tópicos e prepararam os materiais expostos na feira durante o primeiro semestre escolar. De forma divertida as temáticas foram apresentadas no ambiente escolar, dentre eles: “Alfabetizando com clássicos greco-romanos, Restaurante Delícias da leitura, Palavras Cruzadas, Mundo da poesia, Apresentação do Detran (Setor de Educação do Trânsito), Músicas e Quadrinhas, Respeito ao trânsito, Carlos Drumond de Andrade e Castro Alves,  Combate às Drogas, Brincando com alfabeto e Leitura aliada à Ciência (Trilha dos Dinossauros).

De acordo com a gestora, Roseli Lira, a III Feira de Leitura trabalha a temática de maneira bastante diversificada e recreativa.

“As crianças se desenvolvem com muito mais facilidade dessa forma lúdica e recreativa. Tivemos a preocupação de envolver as demais disciplinas do currículo escolar, sendo que a interpretação de textos, ou seja, a leitura auxilia na compreensão das mesmas”, destacou a gestora.

A aluna do 2 ano, Raíssa Gonçalves, 7, gosta muito da leitura e acredita que o seu tema “Palavras Cruzadas” ajuda no aprendizado de novas palavras. “Gosto muito de ler. Nas palavras cruzadas, olho uma figura e escrevo nas colunas os seus nomes, dessa forma aprendo bem mais”, disse a aluna.

Na turma do terceiro ano, alunos e professores trabalharam os gêneros textuais por meio das receitas, cardápios e convites. Como parte prática elaboraram e produziram vários modelos de cadernos de receitas e expuseram em sua sala de aula.

Rouselly Cavalcante, Professora do terceiro ano, ressalta que dessa forma os alunos aprendem com mais facilidade, incluindo todas as disciplinas. “De forma prazerosa, na língua portuguesa os alunos aprenderam novas palavras, na matemática a quantidade e volume dos materiais utilizados, na ciência a importância de uma boa alimentação, dentre outros”, afirmou a professora.

A EMEF Firme na Fé atende 975 alunos do 2 período da Educação Infantil, 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Trabalha com os projetos “Espaço de Inclusão”, “Escola de Paz” e “Vivenciando o Maravilhoso Mundo da Leitura”.