20/10/11 | 15:33
II Mostra do PAA da DRE I

A Secretaria Municipal de Educação – Semed por meio da Divisão Regional de Educação I promoveu nessa quinta-feira, (20), a II Mostra do Programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA. O evento aconteceu na EMEF Padre Puga localizada na Rua José Monteiro, s/n, Japiinlândia, bairro Japiim e contou com a participação de 14 escolas da DRE I.

De acordo com a Coordenadora do PAA na DRE I, Rosângela Brasil, a Mostra tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo nas salas de aula nas quais é trabalhada o programa de aceleração da aprendizagem.

“Com a exposição desses trabalhos queremos resgatar a autoestima de nossos alunos para que dessa forma, eles sintam-se valorizados e cada vez mais estimulados a buscar o conhecimento”, ressaltou a Coordenadora.

A Coordenadora do PAA na Semed, Klécia Maia, citou que a Secretaria de Educação possui 123 escolas participantes do programa e que o mesmo visa trabalhar a correção de alunos na distorção idade/ano, 2° ao 4° ano, na faixa etária de 10 a 14 anos.

A professora do PAA da EMEF Poeta Carlos Drumond de Andrade (Bairro das Nações, Flores), Ana Carla Chaves, apresentou no evento o Relato de Experiência: Valores: Cada um tem o seu, mostrando o desenvolvimento do seu trabalho no resgate de valores perdidos na trajetória dos alunos.

 “Amo minha profissão. Ser professora pra mim é tudo, é o que sempre quis fazer. Quando pensei em trabalhar essa temática queria trabalhar os valores perdidos ao longo dos anos de repetição dos alunos e tirar os rótulos acrescidos durante esse tempo. Com a utilização do lúdico e dinâmicas inovadoras, os alunos compartilham experiências e realmente vivenciam o processo desses novos valores”, explicou a professora.

“A melhor coisa no mundo foi aprender a ler, eu não conseguia, além de repetir de ano, na maioria das vezes, desistia no meio do ano letivo. Esse é o primeiro ano que cursarei até o fim”, afirmou o aluno do PAA, Wellington Castro, 14.

Dentre as apresentações culturais, alunos e professores mostraram os seus talentos por meio de coreografias, artes cênicas, dramatizações, músicas, rap, relato de experiência e poesia.

Participaram da II Mostra as EMEF´s: Padre Puga, Joaquim Pinto, Hahnemann Bacelar, Poeta Carlos Drumond de Andrade, José de Anchieta, Tereza Rosa, Graziela Ribeiro, Waldir Garcia, Amine Daou, Thomás Meirelles, Anastácio Assunção, Erasmo Linhares e Nazira Chamma Daou.