02/04/12 | 17:19
II MOSTRA DE PAINÉIS DA DRE IV

A Divisão Regional de Educação IV promoveu na última sexta-feira (31), a culminância da “II Mostra de Painéis de Gestão 2012”. O evento foi realizado no auditório da Semed e contou com a presença de chefes de divisão, assessores pedagógicos, professores e gestores de 49 escolas.

Os painéis foram apresentados à comunidade escolar no período de 27 a 30 de março. As escolas participantes foram avaliadas pelos coordenadores de eixo que realizaram suas visitas técnicas conforme cronograma determinado pela divisão. “Três escolas de educação infantil e três escolas do ensino fundamental que se classificarem irão representar a divisão na fase final”, comentou a Chefe da Divisão, Karina Pirangy.

“A criação dos painéis serve como um cartão de visita à comunidade escolar e a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. É um instrumento de gestão, de diagnóstico no qual estarão contidas algumas informações acerca do funcionamento dentro do ambiente escolar como: missão, valores, metas, histórico, índices de moral e etc. Encerramos o evento com saldo positivo porque sentimos que agora as pessoas poderão conhecer bem melhor o funcionamento da escola”, afirmou Regina Martins, Gerente de Administração Escolar.

No decorrer do evento, o Chefe de Departamento Geral dos Distritos, Luiz Carlos Albuquerque, enalteceu o trabalho desenvolvido pelas escolas da DRE IV. “Esta é uma ação muito importante que teve o envolvimento de todos aqueles que acreditam na educação. A comunidade escolar poderá ver os resultados obtidos, suas metas e perspectivas. Criamos uma ação democrática onde as pessoas poderão ter espaço e explorar novas possiblidades que viabilizem no processo educacional. Todos os anos os painéis serão reformulados e por meio deles nos basearemos com os dados obtidos do ano anterior para organizar o planejamento visando o êxito pedagógico nas escolas”, comentou.

Vale destacar que esta ação pedagógica foi criada pelo Departamento Geral dos Distritos e tem o acompanhamento e supervisão da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed.

Segundo Rossini Maduro, os distritos têm autonomia para organizar as mostras e culminâncias conforme as orientações do departamento. “Para participar do evento é preciso seguir alguns critérios específicos apresentados no regulamento. Por exemplo, nos painéis devem constar informações sobre o histórico da escola, metas, visão de futuro, valores, índices de moral, temáticas e etc. Até o ano passado as escolas competiam entre si, mas este ano resolvemos mudar a disputa para que cada escola de educação infantil possa competir na mesma modalidade e as de ensino fundamental também”, afirmou.

Depois de muita expectativa foi a vez de premiar as classificadas por categoria. Na categoria Cmei´s as escolas classificadas foram: Ailton Roth, São Judas Tadeu e Mário Jorge Couto Lopes. Na categoria ensino fundamental as escolhidas pelos jurados foram as escolas: Santa Rita de Cássia, Léa Antony e Ulisses Guimarães. Todas as premiadas receberam certificados de participação das mãos da chefe da DRE IV, Karina Pirangy.

Quem estava muito contente e emocionada era a gestora do CMEI São Judas Tadeu, Eunice Launé. “Para chegarmos aqui foi preciso muito trabalho em equipe e esta conquista eu dedico aos professores em especial. Não esperava o resultado e agora o compromisso aumenta”, destacou a gestora.

Outra que saiu satisfeita com a classificação foi a gestora da escola Santa Rita de Cássia, Simone Malveira. “Em 2011 fomos campeões no quesito originalidade, e agora ficamos entre os três que irão representar a DRE na fase final. Esse prêmio foi ganho pelo trabalho de um coletivo, onde nós focamos em um só ideal. Nossos professores se sentem parte da escola, eles que ajudaram a organizar o trabalho”, afirmou.

O QUE É O PAINEL DA ESCOLA?

É um instrumento de gestão que possibilita uma visualização global da escola a partir de um conjunto de dados que propiciam o conhecimento do passado, a análise do presente e a definição de metas para o futuro.