02/09/11 | 15:21
I Mostra Cultural da EMEF Jornalista Sabá Raposo

Reconhecer e valorizar a diversidade cultural da região amazônica e de outras regiões brasileiras foi o propósito da I Mostra Cultural da EMEF Jornalista Sabá Raposo localizada na Rua Santa Mônica, Manoa Florestal, Zona Norte de Manaus. O evento aconteceu nessa sexta-feira, (02), nos horários matutino e vespertino envolvendo temáticas diferenciadas em todas as salas de aula da unidade escolar.

A gestora da escola, Fanny Kley Santos, acredita que o conhecimento regional que os alunos adquirem na Mostra enriquece seu currículo escolar.

“O evento é gratificante tanto para os alunos quanto para os familiares que participam conosco. Temos muitas coisas interessantes em Manaus que não são valorizadas e precisamos passar esses conhecimentos aos nossos alunos”, afirmou a gestora.

A professora do 3°ano, Regiane Cardoso, trabalhou a temática “Turismo do Amazonas para o Brasil ver” e ressaltou que a diversidade cultural é reafirmada por meio do conhecimento e da valorização das manifestações folclóricas do Estado do Amazonas. “Os alunos realizaram pesquisas, relatórios, utilização de recursos audiovisuais “Filme Amazonas no Ritmo das Águas” e visitas ao Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Praça da polícia, Igreja São Sebastião e Centro Cultural Povos da Amazônia”, destacou a professora.

“Eu aprendi muito sobre o desenvolvimento da cultura de nosso Estado, gostei muito de participar”, ressaltou o aluno do Programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA, Marcos Antônio, (11).

Dentre as temáticas apresentadas pelos alunos da EMEF Jornalista Sabá Raposo, destacaram-se: Danças regionais, Lendas e mitos, Literatura Amazonense, Turismo do Amazonas, Fauna e Flora, Artesanato, Comidas Típicas, Miscigenação, A influência da língua inglesa, Lendas da Região Norte, Gastronomia das Regiões Brasileiras e Patrimônio Histórico do Amazonas.

A EMEF Jornalista Sabá Raposo localizada na Rua Santa Mônica, Manoa Florestal, Zona Norte de Manaus atende 1.200 alunos do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Trabalha com projetos voltados à leitura, meio ambiente e educação fiscal.