06/11/12 | 17:00
I Fórum Municipal – PDE Escola

Educadores de sessenta e quatro escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade participaram nesta terça-feira, (6), do 1º Fórum Municipal – Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, no auditório do INPA, na Estrada do Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade.

O evento é destinado aos diretores e coordenadores que atuam no PDE na rede municipal de ensino que recebem recursos do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do encontro é debater as relações educativas sob o enfoque da Gestão Compartilhada, além de relatar experiências educacionais enfatizando resultados que contribuam para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.

O Fórum Municipal terá a função de trabalhar com os novos desafios para a Educação, entre eles, a formação humana. A escola como instituição que tem o compromisso de socializar o saber historicamente construído que não poderia permanecer alheia a todas às mudanças. A Gestão Escolar tem um papel fundamental nesse contexto como mecanismo que constrói ideia e compartilha de decisões, ações e conhecimento dentro da escola, em que a atividade busca discutir e fortalecer as ações desenvolvidas nas unidades.

Segundo a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar da Semed, Jussara Marques, a ideia é mudar o pensamento dos responsáveis pelo PDE na escola, para que os mesmos possam compartilhar com os demais membros para buscar a melhoria dentro do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos que é o principal foco.

“Temos que mudar esse comportamento em que o diretor muitas das vezes centraliza as ações e não socializa dentro do ambiente da própria escola, sem perpassar para os representantes do conselho escolar. Temos que fortalecer e ter uma nova ação para que todos venham a ganhar, que a comunidade, professores, administrativos, servidores, enfim todos sejam inseridos no que está acontecendo dentro da escola. Com isso vamos resgatar a melhoria de alunos com as notas baixas, a autoestima, resgatar quem deixou de comparecer nas escolas, vamos trazer de volta a dignidade das pessoas com esse trabalho que estamos começando aqui”, completou.

Graduada em Administração e com Mestrado em Administração Pública, Luiza Bessa, foi a palestrante com o tema “Desafios e perspectivas: uma Gestão Compartilhada com Ações Educacionais de Qualidade”. De acordo com a educadora, a preocupação é buscar um trabalho coletivo em que todos possam unir forças em prol de uma educação de qualidade.

“Todos desejamos uma escola brasileira melhor e isso só será concretizado se o trabalho for coletivo, ou seja, se o diretor estiver perto da comunidade, dos professores, coordenadores, em que todos compartilhem em prol de um processo de qualificação dentro de seu ambiente escolar”, comentou.

Anderson Rodrigues, Assessor de Programas Federais da Divisão Regional Educacional (DRE) I, que atende dez escolas municipais localizadas na Zona Sul e Centro-Sul da cidade (recebem recursos federais do PDE), foi um dos participantes do encontro. Para o coordenador, é uma oportunidade dos educadores socializarem as experiências que as unidades educacionais têm em seu ambiente de trabalho.

“Agora com o PDE Interativo feito de forma informatizada facilita o trabalho dos responsáveis pela execução do plano. As escolas informam por meio de um cadastro sobre os problemas e com isso buscam o melhor rendimento dos alunos que já vem sendo constatado pelas ações pedagógicas oportunizadas pelo PDE”, finalizou.