24/04/15 | 18:08
Horta escolar é implementada no Cmei Profº Wilson Mota

Uma sala de aula diferente. Assim foi o métodopedagógico utilizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profº Wilson Mota, localizado no bairro Redenção, na tarde desta sexta-feira, 24. A aula aconteceu na parte no pátio da escola com a implantação do Projeto “Minha Horta Amiga”. Durante a atividade os alunos fizeram “transplantio”, transferindo mudas que estavam em copos plásticos para garrafas pets e canteiros, feitos com carcaças de geladeiras.

A ação faz parte do plano ambiental da Gestão Integrada da Escola (Gide) da Semed e contempla as experiências 8 e 10 das diretrizes  da proposta curricular de Educação Infantil. A ação promove o contato da criança com a natureza, a interação, o cuidado e a preservação da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra.

A horta esta localizada no pátio da escola, onde os alunos realizam diversas atividades extracurriculares e lúdicas. Ela está em um espaço com cerca 40 metros quadrados.  Tomate cereja, couve, alface americana, pimentão, coentro, salsa, hortelã, manjericão. Dentre as espécies existentes na horta, há folhosas, tubérculos, frutos, raízes e sementes.

A ideia de implementar uma horta escolar na unidade escolar existe desde 2013, mas só foi executada no ano de 2015. Ela contempla três pilares, como explicou a responsável pelo projeto e a pedagoga da unidade, Gabriela Karolina.

“O projeto foi pensando desde 2013, mas só foi executado neste ano. O projeto é baseado em três pilares. O primeiro é sustentabilidade, que leva a criança a aprender a respeitar o meio ambiente, com  pequenos gestos, como não jogar garrafas pets e resíduos sólidos que poderiam poluir rios e igarapés, para transformar em algo útil. O outro pilar é a cooperação que visa à socialização entre os alunos e o projeto, porque cada criança tem uma plantinha para cuidar. No ultimo, é trabalhada a saúde, onde buscamos promover reeducação alimentar e bons hábitos alimentares entre nossos alunos”, destacou a mentora do projeto.

A pedagoga ainda ressaltou que o principal objetivo da unidade em implementar a horta é disseminar práticas ambientais, sustentáveis e saudáveis dentro do espaço escolar.

A horta vai beneficiar 126 alunos da unidade. A primeira colheita será  em julho. A partir daí, eles serão inseridos na merenda escolar das crianças. Sobre isso, a gestora da unidade, Berenice da Silva, destacou os benefícios que haverá com implantação da horta escolar na unidade.

“Com a horta, proporcionaremos melhorias na alimentação com o aumento de condimentos e temperos, que serão agregados às refeições diárias das crianças, oferecendo com isso uma merenda escolar mais rica e uma alimentação mais saudável”, descreveu a gestora.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054