29/05/12 | 18:06
Hora de sorrir
Há exatamente um ano, a Escola Municipal Abílio Alencar chorava a tentativa de assassinato contra o aluno Renato Matogrosso, que foi baleado durante o evento ‘Mobilização Ninguém Fora da Escola’ (Monifes). Hoje, o sentimento é de alegria pela inauguração do Telecentro.
O dia 29 de maio vai ficar marcado para sempre na história da Escola Municipal Abílio Alencar, no Km 35 da rodovia AM-010, zona rural da cidade. Nesta data, no ano passado, o aluno Renato Matogrosso foi baleado durante um evento contra a evasão escolar. Passado um ano, o fato triste deu lugar a alegria. É que na manhã de hoje, foi inaugurado o Telecentro da escola. Este é 103º de 219 espaços gratuitos com acesso a internet que a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai inaugurar até o final do ano nas escolas municipais.
Para Langinilda Bonfim, mãe de dois alunos da escola, não há mais espaço para tristeza e lembranças ruins. O momento agora, segundo ela, é de comemorar.
“Estou muito feliz com essa inauguração. Hoje, tudo gira em torno da internet e para nos que moramos aqui na estrada o acesso é difícil. Agora me sinto como se tivesse morando em Manaus”, afirmou.
Espaço
O Telecentro da Escola Abílio Alencar está instalado em uma sala de um pouco mais de 20 metros quadrados e equipado com 11 computadores com webcam, além de impressora e TV. O acesso a internet é feito através de uma rede wireless e a novidade é que o espaço conta ainda com um gerador de energia.
Segundo o diretor da escola, Tamilton Azevedo, o Telecentro vem somar na formação dos alunos.
“Os alunos usavam a internet pelo celular, mas não em um local com computadores como este. Isso vai ajudar bastante na elaboração de trabalhos escolares”, ressaltou.
O Telecentro além de levar inclusão digital aos alunos vai trazer também economias. Pelo menos no caso da aluna Carina Monteiro. Ela conta que toda vez que precisava fazer um trabalho escolar gastava dinheiro na Lan House.
“Esse Telecentro vai ajudar bastante porque eu não vou precisar pagar na Lan House para pesquisar meus trabalhos. Gatava dinheiro para usar o computador e também com transporte, porque a Lan House mais próxima daqui fica na Comunidade Lagoa Azul, que é bem longe”, falou.
Reforma
Durante seu discurso na inauguração do Telecentro, o Secretário Mauro Lippi, afirmou que a reforma da Escola Abílio Alencar é uma das prioridades da Semed.
“Professores podem se preparar, até o dia 20 de junho vamos iniciar a reforma da Abílio Alencar. Além da inauguração do Telecentro e a reforma, vamos implementar o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e as telas digitais aqui. Queremos igualar a educação da área rural com as melhores escolas da cidade de Manaus”, afirmou.
A Abílio Alencar é a segunda escola da Divisão Regional de Educação (DRE) VII, que compreende a zona rural da cidade, que é comtemplada com a inauguração de Telecentro. Até o final do ano, mais 38 escolas da DRE VII serão equipadas com o Telecentro.