15/03/16 | 15:30
Hoje é o ultimo dia para contribuição para Base Nacional Comum Curricular

No período de 7 a 15 de março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) mobilizou docentes e unidades educacionais para participar da segunda fase de análises da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A discussão teve o objetivo de avaliar as 1.714 propostas selecionadas na primeira fase, ocorrida em dezembro de 2015.

No período de seleção das propostas, mais de 300 educadores, entre professores, gestores, pedagogos e demais profissionais envolvidos da rede municipal de ensino participaram, dando contribuições e propostas para compor o documento preliminar da BNCC.

O debate e a escolha das propostas foram feitas em salas da Gerência de Tecnologia da Semed, com o auxílio de formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DPPM).

De acordo com a gerente de Formação Continuada da Semed e membro do Comitê regional do BNCC, Rosane Xavier de Freitas, houve um intenso envolvimento dos educadores da secretaria em torno da discussão e seleção de propostas para compor o documento final da base curricular comum.

“Ainda não temos como quantificar o total de pessoas que participaram de análise e o impacto desta segunda etapa. No entanto, podemos afirmar que houve uma grande mobilização e envolvimento de nossos educadores”, explicou.

Rosane explicou, ainda, o que acontecerá a partir da coleta das propostas a nível nacional. “Será constituído  uma versão final do documento da base comum. Em seguida, este documento será encaminhando para  apreciação do Conselho Nacional de Educação. E dependendo da avaliação do órgão, pode haver abertura de consulta pública novamente ou não”, informou Rosane.

Durante o período de seleção foram feitas contribuições nas áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Dentre a proposituras elencadas pelos educadores estavam: coletar dados em uma pesquisa envolvendo apenas uma variável voltada para o componente curricular de matemática; experimentar e recriar jogos de varias modalidades  esportivos de marca, precisão  e invasão,  destinada ao componente de educação física e brincar, utilizando criativamente práticas corporais, respeitando as limitações de seus pares para realizar jogos e brincadeiras, criar e representar personagens no faz de conta, no reconto de historias, em danças e dramatizações, voltada para educação infantil.

BNCC

A BNCC é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas públicas do país, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

 

Texto: Emerson Felipe

 

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