28/08/12 | 14:26
História e Geografia do Amazonas trabalhada sob nova ótica

A Gincana Educativa: A História e a Geografia do Amazonas em destaque, promovida pela Semed chega a sua terceira edição neste ano. O objetivo é incentivar de forma lúdica o aprendizado das disciplinas.

Muitas críticas foram feitas quando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), atendendo orientação do Ministério da Educação (MEC), retirou da grade curricular das escolas municipais as disciplinas de história e geografia do Amazonas. A verdade é que os temas relacionados à nossa região, de fato, nunca foram excluídos, apenas deixaram de ser uma matéria específica.

Diante desta situação, a Divisão de Ensino Fundamental (DEF) buscou uma solução para resolver o problema e encontrou na criação da ‘Gincana Educativa: A História e a Geografia do Amazonas em destaque’, a solução. Desde 2010, a atividade reúne as escolas de ensino fundamental em torno do aprendizado de questões inerentes do nosso estado.

Neste ano, a atividade chega a sua terceira edição e será realizada na próxima sexta-feira (31), no Anfiteatro do Parque do Mindú, às 13h, e vai reunir sete escolas municipais, cada uma representando uma zona geográfica da cidade. Na competição os quatro alunos que compõem as equipes respondem questões objetivas, elaboradas pela coordenação da gincana, e cada escola é avaliada, também, no quesito apresentação cultural. Ao final, a escola que tiver a maior pontuação, será consagrada campeã. As premiações são dadas aos três primeiros colocados.

Segundo o coordenador, professor Marco Antônio Oliveira, a Gincana se tornou um sucesso porque conseguiu promover entre os alunos o debate sobre questões relacionadas à região norte e o Amazonas.

“A relevância desta iniciativa pauta-se na busca em promover e fortalecer o debate no interior das escolas sobre questões inerentes à nossa região, na tentativa de desenvolver uma postura crítico-reflexiva de nossos educandos sobre a história e a geografia local, além de fomentar o desenvolvimento da pesquisa dentro de sala de aula, levando-os a conhecer mais sobre sua própria realidade”, disse.

Competição

A ‘Gincana Educativa: História e Geografia do Amazonas em destaque’ será realizada na próxima sexta-feira (31), mas desde o inicio do ano as atividades são desenvolvidas nas escolas. Duas fases antecederam a essa grande final da gincana. A primeira etapa aconteceu dentro das escolas de cada Divisão Regional de Educação (DRE), que estão localizadas nas áreas geográficas da cidade, para escolher qual turma iria representar a escola na fase seguinte onde a competição foi entre as equipes vencedoras da primeira etapa. Desta fase saiu a escola que iria representar a DRE na final a nível municipal.

“Primeiro a competição foi interna, dentro das escolas para escolher a turma representante. Depois foi em nível de DRE onde saiu a escola que vai disputar a grande final a nível municipal”, explicou o coordenador da gincana, Marco Antônio Oliveira.

É hora de vencer

As campeãs das edições de 2010 e 2011 da ‘Gincana Educativa: História e Geografia do Amazonas em destaque’, Escola Municipal Professor Roberto dos Santos Vieira e Escola Municipal Neuza dos Santos, respectivamente, estão fora da final deste ano.

Quatro escolas que tem a hegemonia em suas DREs buscam chegar pela primeira vez ao título a nível municipal. Esse é o caso da Escola Municipal Francisca Pereira, que venceu todas as edições da DRE I, mas ainda não teve esse gostinho na grande final. Mas este ano, garante o diretor da unidade de ensino, Genivaldo Lacerda, será diferente.

“Esse ano nós estamos preparados para ganhar. Já chega de ficar só na vontade. Os alunos estão estudando todos os dias com nossa equipe de professores e a dança está ensaiando com a nossa professora de educação física. Esse ano a vitória é nossa”, afirmou o confiante diretor.

Além da Escola Francisca Pereira, que representa a DRE I, estão na final as Escolas Municipais: São Pedro (DRE II), Vicente Cruz (DRE III), Raimundo Theodoro Botinely Assumpção (DRE IV), Aristóteles Alencar (DRE V), Maria Auxiliadora Azevedo (DRE VI) e São João (DRE VII).

 

Data: 31/08/2012

Hora: 13h30

Local: Anfiteatro do Parque do Mindú, situado no bairro Parque 10