10/10/14 | 12:21
História da patrona do Cmei Professora Rita Veloso é apresentada a comunidade

A história da patrona do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Rita Fonseca Veloso, localizado na Rua Atlético Paranaense, bairro Cidade de Deus, zona Norte, foi apresentada para a comunidade escolar, sexta-feira, 10. Rita Veloso foi professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde contribuiu ativamente para a educação no município de Manaus.

O Cmei completou um ano de criação no último dia 4 de outubro. A gestora da unidade, Teresa Vieira, comentou que a ideia de apresentar a história da patrona surgiu após vários alunos e pais perguntarem pela história da professora. “Os alunos queriam saber quem era esta professora, então fizemos essa apresentação para que a comunidade tenha conhecimento de quem é a patrona e porquê o Cmei recebeu o nome dela”, informou.

 

A irmã de Rita, professora Regina Fonseca Veloso, esteve presente na reunião e se emocionou ao ver a história da irmã sendo contada. “É uma honra imensa ter o nome da minha irmã em uma escola. Na cidade onde nascemos, Coração de Jesus em Minas Gerais, não tem nenhuma escola com nome de professores. Essa homenagem é um exemplo de reconhecimento pelo lindo trabalho que ela realizou para a educação”, disse, bastante emocionada.

A dona de casa Carmen Regina Souza, 35, é tia de um aluno da escola e ficou contente em saber que Rita Veloso era uma entusiasta da educação. “Antigamente o Cmei era anexo de uma escola, e quando se tornou independente recebeu o nome da professora. Nós não sabíamos quem era e nem por que tinham dado esse nome, mas hoje já tomamos conhecimento e estamos felizes em saber que Rita Veloso foi uma boa pessoa”.

Histórico

Rita Fonseca Veloso nasceu em 8 de julho de 1961 em Coração de Jesus, no Estado de Minas Gerais. Concluiu o Ensino Fundamental no Grupo Escolar Coronel Francisco Ribeiro em sua cidade natal. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (MG) em 1990 e escolheu trabalhar pela alfabetização das crianças.

Em 1995 mudou-se para Manaus onde atuou como professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Participou, ainda, do grupo de professores que implantou o Centro de Excelência do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) em 1199.

 

Em 2012, Rita ingressou na Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus, como pedagoga. Trabalhou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maestro Dirson Costa, no bairro Petrópolis, zona sul, na Escola Municipal Nilza Godoy e na Escola Municipal João Alfredo, na Redenção, ambos na zona oeste.

Ela também foi assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) 2. Em 2007 defendeu sua tese de mestrado e passou a lecionar pedagogia em várias universidades da cidade. Após 23 anos de magistério, Rita veio a falecer em 24 de maio de 2013, com 51 anos, vítima de câncer.

TEXTO: LUANA CARVALHO

FOTOS: CLEOMIR SANTOS

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054