21/09/15 | 16:11
Governo do Amazonas lança programa Pacto pela Educação

IMG_0161O governador do Estado, José Melo, fez o lançamento do “Pacto pela Educação do Amazonas”, na manhã desta segunda-feira, 21, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, localizado na zona Centro-Sul da cidade. A cerimônia contou, ainda, com a participação do secretário municipal de Educação de Manaus em exercício, Luís Fabian, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Uma das metas do novo convênio entre o Governo e as prefeituras está no aumento em todos os municípios de 0,2 pontos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cada biênio, tornando possível em cada localidade geográfica um crescimento de 0,6 pontos até o final de 2019.

Entre os objetivos do Pacto está o de alavancar o processo de ensino e aprendizagem em todos os municípios. O Ensino Fundamental, por exemplo, acena, atualmente, com a taxa de aprovação nos anos iniciais (1º ao 5º ano) de 87,88%, mas a projeção é ampliar para 97,88%, ou seja, refletindo no Ideb uma média de 3,8 para 4,4 na modalidade. Já os anos finais (6º ao 9º), a taxa de aprovação aponta 82,67%, mas a meta é atingir 92,67%, o que significa uma elevação no Ideb de 3,6 para 4,2, na média.

IMG_0036Na oportunidade, o governador José Melo iniciou a entrega de tablets para os educadores da rede municipal de ensino. Ao 28 mil aparelhos serão distribuídos aos educadores. Segundo Melo, esse pacto vem para ajudar a educação em todos os níveis, mas, principalmente, para refletir os avanços nas médias em âmbito local e nacional.

“Nós amargamos uma educação que o erro vem da base. A gente tenta corrigir, mas não consegue, pois o aluno vai para universidade e também não consegue. O resultado disso é que nós temos nossos jovens reprovados, porque vem lá da base os erros”, informou.

Conforme Melo, a meta desta união é corrigir tudo isso. “Diante da bagagem moderna que temos, nós queremos ajudar a educação, proporcionar aos municípios essa ajuda para que consigamos lá na base corrigir essa distorção. Quando esse aluno chegar na rede estadual com determinado nível, dará prosseguimento até chegar a um nível superior”, disse.

IMG_0088O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que a medida visa buscar uma nova metodologia para levar a educação em todos os níveis da rede pública, seja municipal e estadual, para alcançar novos índices de aprendizagem no Estado, mas também em todo país.

“Quando o aluno saí da rede municipal, ele vai ser um aluno da rede estadual. A primeira coisa é aproximar os planejamentos, dar o apoio e suporte aos nossos municípios, especialmente, para aqueles que precisam mais. Precisamos fazer uma revisão em todos os aspectos, na qual o Estado possa contribuir de alguma forma. Essa relação é uma discussão da administração pública, estadual e municipal e dos professores”, salientou.

O secretário da Semed, Luis Fabian, parabenizou a iniciativa do Estado em projetar um pacto para buscar soluções em prol da educação como um todo. Segundo ele, esta foi a primeira ação voltada para educação em que se abraça todos os municípios do Amazonas.

IMG_0183“O mais interessante é que esse pacto não se prende exclusivamente a entrega dos tablets. Sabemos que o aparelho é importante, porque é uma forma de alavancar conhecimentos virtuais e digitais aos nossos professores, onde isso aproxima o educador aos alunos, em que eles passam conversar na mesma linguagem e necessariamente da escola”, destacou.

A professora do 1º ano, Caroline Batista Soares Brito, 27, da Escola Municipal Léa Alencar Antony, bairro Cidade Nova, zona Norte, ficou feliz ao receber seu tablet, e definiu como fator motivacional, já que a unidade de ensino ficou em primeiro lugar na rede municipal do 1º ao 5º ano, com uma média de 7,1 no Ideb.

“É importante esse tablet, porque vamos poder pesquisar atividades que sejam mais atrativas e tornar as aulas mais dinâmicas para os alunos. É uma ferramenta que vai ajudar no meu planejamento, pesquisar material que possa levar para sala de aula”, finalizou.


Texto: Paulo Rogério
Foto: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054